domingo, 13 de março de 2011

Minha percepção da enchente

A população dormia. Carros de som passaram. Muitas pessoas duvidaram que a agua iria chegar as suas casas, pricipalmente os moradores de ruas como isolina passos e anchieta. Muita spessoas com quem eu conversei, ficaram na frente de casa e so tomaram alguma reaçao de fiuga quando a agua estava ja a 100m de casa.

Com um aviso dado 10horas antes muitas dessas esssoas teriam voltado a dormir.
considerando o que eu vi nas ruas  entre o iepsen e a rua da fabrica degelo, ter menos de 8 mortos até agora é realmente uma benção.
è natural das pessoas querer buscar um culpado. EU só cejo um culpado: o aquecimento global.

Se as pessoas tivessem saido de suas casas 2 horas entes logo que o carro de som avisou teria sido diferente. Se as pessoas não morassem na beirada do arrroio as coisas teriam sido deferente. SE, se, se. procurar por ser não vai mudar o fato.

Procurar culpados tambem não.

QUem aqui que mor em sls  a 20 ou mais anos acreditaria que a agua chegria a essa altura? quem acreditaria que causaria esse dano?
A resposta é ninguem aqui acreditaria nisso. Menos ainda seguiriam o conselho.

Alguns culparam agui o comando da brigada militar, mas nem memso a brigada acreditava em tamanho dano. Tendo em vista que brigadianos ficaram sem casas, que viaturas foram destruidas, que o predio da brigada ficou cheio de agua.

Mesmo assim eu percebo que pessoas de sls  enchergam a brigada de forma errada, Eu vi bravos soldados da brigada militar, da policia civil e pessoas comuns fazendo resgates, em botes e lanchas. Vi pessoas sendo resgatadas por nada alem de coragem, um colete salva vidas e cordas. Vi Familias gritando de telhasos ela ajuda de botes. E isso tudo antes dos helicopteros e dos bombeiros de outras cidades aparecerem.

Eunão vi quando os bomeiros e o exercito chegaram, eu tinha atravessado a inundação no braço e ido ver minha familia la na praia. Eu vi a população organizada salvando uns aos outros. E é nesse momento que nos vemos que a poplação de são lourenço é solidaria. A enchente não diferenciou ninguem, nem rico nem pobre, humano ou animal.

Peço palmas a todos os HEROIS, todos os voluntarios , todos que se arriscaram para salvar outras pessoas.
A enchente não diferenciou ricos nem pobres, e a solidariedade na nossa cidade continua agindo da forma correta. com amigos ajudando os amigos a limpar suas csas. A lavar muitas das roupas, a limpar o que esta sujo.

Agradecimentos a essa lealdade, a essa fraternidade, a esse entimento de igualdade que atingiu a nós todos.

E principalmente temos de agradecer pelos poucos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário