sexta-feira, 11 de março de 2011

Destruição em sâo Lourenço

Nesse mapa Apresento a parte afetada na região urbana de São lourenço do Sul. Nessa Area 20.000 habitantes tiveram suas casas invadidas por água do Arroio São Lourenço. Na margem do Arroio, os predios chegaram a ter 3m de água em altura dentro de salas e peças. Na altura da Av. Isolina Passos  a agua atingia 1,70m de altura (sei disso por que nadei atraves da água) a mesma altura era encontrada na frente do Supermercado Jepsem (pronuncia-se Iepsen). Nas Suas que se aproximavam da praia da barrinha o nivel da agua ia baixando, mas não sua força.
Tendo ja passado cerca de 1 dia e meio do levante do rio, os moradores começaram a limpar as suas casas. Lodo Depositado em todas as casas. Moveis perdidos para a enxurrada são depositados na rua. O mdf não suporta a agua e se destroi. a maioria dos moveis atuais são produzidos desse material. Fotos, mobilhas roupas. O barro e o lodo que acompanharam a  agua não respeitavam lembranças e bens de familias.
O lixo eletronico tambem é algo muito forte na cidade atualmente. Televisores, radios, secadores de cabelo entre outros produtos eletro eletronicos estão inutilizados. As 20 horas o abastecimento de agua ainda não estava normalizado (e não se sabre se será normalizado amanha).
O numero de mortos  até o momento é pegueno mas o numero de desaparecidos é alto. Muitos falam em mais de 40. Alem disso, tanto o Iat clube Quanto o camping municipal foram atingidos pela enxurrada. Não sei quantos turistas foram atingidos e quais os danos ao camping municipal.
O povo gaucho esta se mobilizando para ajudar o povo de são lourenço. O governo enviou helicopteros da brigada  militar e companias de bombeiros para nos ajudar. Mas não podemos esquecer do bravo esforço dos homens da brigada militar local, que se esforçaram para salvar nossa população mesmo sendo muitos deles vitimas da innundação por viverem nas areas atingidas. O proprio predio da brigada militar estava na area atingida, e  3 viaturas foram destruidas.
Parabens  bravos  homens da brigada militar, da policia civil, dos bombeiros, militares e Voluntarios, que resgataram com botes, coletes barcos ou mesmo com cordas e braços fortes as pessoas de nossa cidade.
Podemos reconstruir o que caiu. Podemos conquistar novamente o que perdemos. Mas não podemos ressucitar os mortos.
Nâo Ta morto quem peleia meu Rio GRande. Nossa amada Sâo lourenço.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas informações. Tenho bons amigos aí e não consegui contato com eles. Um deles é o Kiko que trabalha nos Correios e todo o pessoal dos correios daí. Não tive notícias deles. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste ver nossa terra e tantos amigos estarem passando por todas estes tragédias...Graças a Deus nosso povo tem garra e muita união e todos estão ajudando a todos e vamos lavantar nossa terra linda
    Maisa

    ResponderExcluir