domingo, 24 de setembro de 2017

A escola que temos e a escola que queremos?


Entre as muitas perguntas importantes  como educador essa é uma das que me faço. nos dias atuais a escola deixou de ser um lugar de escolarização para ser tambem um lugar de educação de diversas inteligências. Por muito tempo o grande foco da escola foram as inteligencias logico-matemática e a linguistica. 
É interessante lembrar que como educadores devemos desenvolver em nossos alunos  as suas varias inteligencias, devendo motivar eles a descobrir e a perceber as armadilhas do mundo e das redes (social e  web) que vem acompanhadas do uso de tecnologias.
O professor fez as seguintes perguntas: todos nossos estudantes tem acesso a tecnologia? Como a escola deve proceder e o que oferecer aos alunos quanto ao acesso as tecnologias? Qual é a realidade da escola brasileira? Como usar as tecnologias em sala de aula e não repetir os modelos existentes?O fato é que nossos estudantes não tem todos o mesmo poder aquisitivo então  obviamente que eles individualmente não tem acesso a todas as mesmas tecnologias apesar de todos terem acesso a alguma tecnologia.   Estudos dizem que mais de 90% dos lares do Brasil possuem televisão, e que 50% das casas do Brasil possuem computador, dizem que existem mais celulares do que pessoas  o nosso pais. E isso quer dizer que o nosso aluno possui essas tecnologias? Claro que não. Termos alunos em sala de aula com acesso a essas tecnologias e a muitas outras e outros alunos que não terão acesso a quase nenhuma tecnologia por vários motivos.
como a escola deve  proceder e o que oferecer  aos alunos em termos de acesso as tecnologias é outra questão que  não pode ser avaliada sem saber  as caracteristicas  de estrutura da própria escola. É necessario saber o que a escola  possui de tecnologia para poder a partir das condições da escola  desenvolver o acesso a tecnologia que ela pode oferecer. A questão sobre a realidade da escola brasileira entra por uma outra nuance, o Fato é que cada escola tem sua propria realidade, o que faz com que duas escolas da mesma rede municipal possuam padrões distintos. O que se  sabe é que em comum as escolas tem sido negligenciadas pelos gestores  federais e estaduais,  o que obriga  os gestores municipais a fazer milagres. e muitas vezes impede que as cidades tenham  investimentos necessarios,
Para mim uma  questão interessante sobre a repetição de modelos é um questionamento que me faço sobre educação. Todo professor deve perceber onde esta  sendo melhor e onde esta sendo pior,  a auto analise é o fundamental para um bom processo educativo. então  em uma analise o professor deve ver quais modelos  de ensino em sua atividade  e em quais atividades estão funcionando e quais não  estão. O uso das tecnologias pode ser maravilhoso para o  ensino de determinados conceitos e falhar  miseravelmente em outros. Certos conceitos precisam   de velhas metodologias par apoderem ser ensinados, e isso deve ser avaliado. As velhas metodologias não são totalmente erradas. e é importante  que  repetições mesmo que tediosas sejam feitas para  desenvolver processos mnemônicos de aprendizado.
O professor deve ser ele proprio um eterno estudante aberto a aprender com os alunos, mas tambem deve ser corajoso de manter alguns processos, principalmente se eles estão funcionando, enquanto muda outros  nos quais tem  fracassado no desenvolvimento  do objetivo,  que é,  gerar um cidadão critico e consciente pleno de dominio de suas multiplas inteligências e conhecedor dos seus direitos  e deveres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário