quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

..."não da bola pra artista que da aula em escola pública"...



..."não da bola pra artista que da aula em escola pública"...

Não da bola pra artista que  da aula em escola pública.
Essa frase me atingiu como se fosse um soco na boca do estômago.
Eu sou professor de arte, e tenho opiniões que as pessoas discordam.
E discordar das minhas idéias é justo, por que idéias devem ser  debatidas.

Então, dessa forma, quando fazem esse tipo de comentário para atingir a minha opinião, a pessoa acaba mostrando ali dois preconceitos cavalares.
O primeiro, o óbvio, é que todo professor de  arte é  em si um Artista Fracassado. Sim, pois parte daquela  premissa de quem não é bom o suficiente para fazer algo, ensina. Esse tipo de pensamento faz com que as pessoas confundam artista com professor de  arte. Artista é a pessoa que  faz ou produz arte: pintor, escultor, gravurista, ator, cantor , musico, poeta, fotografo, cineasta , entre tantas outras artes. O professor de arte é a pessoa que  ensina historia da arte, algumas técnicas artísticas e de artesanato, e que faz as pessoas conhecerem um pouco de arte para que possam se tornar criticas com a arte que existe  na  atualidade.
Existem professores de arte que são artistas? Sim existem.
Ser professor de Arte os torna Artistas ruins? Claro que não.

Mas a porra do preconceito que torna a educação publica do pais cada vez pior surge nisso.
A educação publica no Brasil esta ruim? Sim. DE quem é a culpa? Pela universidade, pela televisão, pelo Governo a  culpa é dos professores.
A culpa  não é do governo federal não repassar corretamente  o dinheiro para as escolas, não é   dos prédios das escolas publicas estarem  abandonados pelos  governos federal, estadual e municipal,  e serem defendidos por equipes diretivas guerreiras que fazem o que podem para consertar os danos. Danos esses feitos por alunos, comunidades escolares, pelo clima ou mesmo pela idade dos  equipamentos.
A culpa não é das famílias que  abandonaram a educação de seus filhos para a escola e que não cobram dever de casa ou que os filhos estudem. As justificativas para não tomarem o seu papel na educação de seus  filhos é imensa e variada, mas se esconde na covardia de não assumir os seus deveres de Pais e mães.

A porrada vêm e me atinge, não por que eu  faça um trabalho ruim como educador, como professor, como mestre que, como todo professor da atualidade, é  um pouco pai, mãe, conselheiro, guardião, pscicólogo e amigo. A porrada atinge, por que desmoraliza a profissão, por que mostra  como  a pessoa querendo te insultar possui um  grande desrespeito pela sua responsabilidade no mundo. Por que professores são referencias na vida de muitos dos alunos. A porrada atinge por que é reflexo da opinião de uma sociedade que não valoriza a educação publica e gratuita. que acredita que professor é  vagabundo, que não  respeita o trabalho do educador.
Tenho toneladas de defeitos, sou chato, mandão, arrogante muitas vezes, E realmente não ligo quando as pessoas tentam me ofender  baseado nos meus defeitos, Por que deveria me sentir ofendido quando eventualmente meu  discurso  demonstra  uma parte da minha personalidade?
O que realmente me ofende, magoa e chateia, é alguem presumir que  sabe do meu trabalho. considerar a minha profissão uma opção de um artista  fracassado. Eu tenho orgulho de  ser professor de arte, apesar de  não ser artista, de ser um poeta medíocre, de ser péssimo cantos, de ser um terrível dançarino, de não ser um pintor, de não ser um gravurista...

Eu sou professor. Tenho orgulho disso.

3 comentários:

  1. Obrigado por me marcar nesta publicação lá no facebook. Eu estava mesmo precisando ler alguma coisa neste formato uma vez que minhas aulas recomeçam em poucos dias. Eu me lembro do desrespeito que passo diariamente quando pais de alunos vêm até mim dizer que não concordem com o meu método de ensino. Daí eu pergunto: com o que o senhor trabalha?O que acharia se uma pessoa que não entende nada do seu trabalho viesse questionar o seu jeito profissional de fazer as coisas? Eu sei que minha profissão é subvalorizada, mas quando meus launos passam no vestibular ou vencem um conscurso é o meu nome que eles marcam, cheios de gratidão. E isso não tem preço

    ResponderExcluir
  2. Ser professor é algo complicado(tu sabe minha opinião sobre o Raul-professor). Mas o que mais fere não é o descaso do governo, sério, isso é esperado, isso é um fato conhecido e difundido. O que nos fere é o descaso dos alunos, dos pais, de todos que debocham e consideram o professor quase como que uma não-pessoa.

    ResponderExcluir