Todos os dias acordamos, saímos de casa e vamos trabalhar.
Todos os dias repetimos as mesmas ações, do ano anterior. Repetindo o mesmo conteúdo inevitavelmente. Pelo menos é assim que age a maioria dos professores no Brasil.
Somos um classe que recebe pouco, e que muitas vezes não temos motivação para trabalhar.
Não é de se espantar que seja uma das categorias com mais afastamento medico por stress.
Ensinar, é um verbo que tem uma relação de dependência com outro verbo, para se ensinar é necessário que alguém aprenda. Assim sendo, para se ser professor é necessário a existência de alunos.
Professores devem acima de tudo conhecer o conteúdo ao qual vão lecionar. Um professor leciona por atos, sua postura fala mais por si, mais do que o próprio conteúdo.
Assim se um professor, ao lecionar, entra com uma cara de cansado, não se sente motivado pelo que esta lecionando, o mesmo irá ocorrer com os alunos.Eles não vão desejar adquirir esse conhecimento.
Mais que isso, o professor deve saber conquistar os alunos. Óbvio que ele não irá conseguir isso com todos os aluno e nem mesmo com todas as turmas, mas o professor deve estar motivado a tentar.
O professor deve considerar as características de cada turma, deve aprender a entender o que se passa na mente do aluno. Se o aluno é fã de Naruto. Por exemplo, o professor de matemática pode trocar num calculo o numero de maçãs por de kunais.
Se o aluno gosta de outras coisas. O professor deve se por no lugar do aluno. Deve entender o universo do aluno. Deve se dar a possibilidade de ser criança novamente, sem perder o controle da situação.
O professor deve estar disposta a aprender sobre o universo de suas turmas. Cada grupo é único, assim como cada individuo.
Saber como liderar os alunos é uma virtude que soh depende do professor estar aberto a isso.
Vamos lá professor. Se eu sou capaz você também é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário