quinta-feira, 3 de agosto de 2023

meus grupos de rpg

Não é fácil manter um grupo de RPG por  2 ou 3 anos. ainda é mais difícil manter alguns amigos que joguem RPG após 10 anos juntos. Nesses longos anos de  RPG  já passei por muita coisa. Desde  jogar RPG com um grupo de pessoas que somente eram amigos de uma pessoa em comum (mas que nunca foram realmente meus amigos) a  mesmo jogar RPG com estranhos na casa de cultura de  Porto Alegre ou via  RRPG online.
O fato ainda persiste mesmo quando você joga RPG com seus amigos, existe um grande vilão, um  vilão que atrapalha os  grupos de  RPG. O  tempo. Sim  você leu correto, o tempo, o passar  dele é que é o maior inimigo dos grupos de  RPG. Por que o tempo traz mudanças, mudanças de interesses, mudanças  de compromissos e mesmo  mudanças de Residências.
O grupo que  outrora podia  passar  3 dias  seguidos jogando RPG em finais de semana passa a ter outros compromissos.  o encontro que antes  era semanal, se torna mensal  ou  até menos que isso.  Não importando se você joga ou não RPG, todo mundo tem aquele amigaço, que  passa anos sem encontrar, mas com quem vc tem lembranças incríveis. E isso não é ruim, é apenas algo que a vida faz. Existe um texto bíblico, Coríntios 13:11 "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança."
a maioria dos  jogadores de  RPG  ao se tornar mais velho acaba  eliminando o RPG de sua vida, por conta de seus compromissos (família, namorada/esposa, emprego/trabalho, filhos), por ter  se mudado de cidade ou por que as pessoas do velho  grupo se mudaram e/ou fica difícil reunir todo mundo com uma certa regularidade.
O fato é que o tempo  afasta as pessoas,  seja aquele seu amigo de infância que estava sempre com você, seja qual for a relação, em alguns  casos  o tempo  até mesmo afasta pais e filhos.
Então como eu continuo jogando RPG desde 1992?
Assim como muitos jogadores de RPG, acima dos 30 anos,  e  em alguns casos abaixo disso,  eu  percebi que a única forma de   estar permanentemente jogando RPG é simplesmente estar sempre recrutando novos  jogadores, não ter medo  de se abrir a novas amizades (mesmo que essas amizades tenham menos da metade da sua idade.) É abrir a sua casa e a sua vida a novos  jogadores.  E eu posso dizer que dei sorte,  que tenho um amigo do meu grupo de jogo que  joga  em todas as mesas que formei desde 2003, o  professor de filosofia Raul Holz Lockshin.
O tempo é  um grande inimigo das mesas de jogo, o amadurecimento as mudanças de interesses e de prioridades. Mas  não é por causa de elementos externos que você deve abandonar o seu  hobbie  e ser saudosista. Recrute novos jogadores, narre, jogue, mantenha o RPG vivo. eu não deixei meus interesses de criança serem mortos pelo meu "amadurecimento' pelas minhas obrigações, pelas minhas relações. não faça o mesmo com as suas.

Em Sâo Lourenço do Sul:
Quando um grupo muda seus integrantes e suas características se alteram, ele vira um novo grupo.

Inicio da decada de 90 
1992
Grupo 1: Eu, Gustavão (Gustavo Brauner), Gustavo, Rafael Horta, Fernando Otavio, Willian

1994
Grupo 2: Eu, Gustavão, Fernando Otavio, Luciano Abel, Lelio falcão

Por volta de 1996
2006
Grupo 3: Eu, Gustavão, Luciano Abel, Lelio Falcão, Roger Medeiros, Gustavo (Tomator) e Gregory Weis Costa

1998
Grupo 4: Eu, Leandro Spitzer, Daniel Spitzer, Juliana (minha irmã)

1999
Grupo 5: Eu, Leandro Spitzer, Daniel Spitzer, Gregory costa

2002
2007
Grupo 6: Eu, Carolina Holz, Matheus Lemke, Daniel Holz, Raul Lokshin, Frederico Holz

2003
Grupo 7: Eu, Matheus Lemke, Daniel Holz, Raul Lokshin, Frederico Holz

2004
2010
Grupo 8: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Hendrix Pestano

2005
Grupo 9: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Akauã Centeno e Mateus (UPFEl - computação)

2006
grupo 10: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Akauã, Marco Antonio


2007
2016
Grupo 11: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Akauã Centeno Krack, Simoni Erdmann

2007-2008
Grupo 12: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Simoni

2008-2009
Grupo 13: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Paulo Ricardo, Simoni

2009
grupo 14: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Paulo Ricardo, José Vitor Schneid, Simoni

2009-2011
2017
Grupo SVP (Santa Vitoria o Palmar): Eu, Michel Monge, Michael Gordo, Rafa, Orelha, Aury, Ney e Guria (esqueci o nome dela.. hehehhehe)

2010-2011
Grupo 15: Eu, Daniel Holz, Raul Lokshin, Akauã, Paloma Peglow.

Grupo 16: Paulo Ricardo (Kadum) e Simoni, Raul, Daniel, Paloma e eu (participaram José Vitor Schneid e Vanessa Passos)

2023
2012-2013
Grupo 17: Raul, Daniel, Valéria nunes, eu (eventualmente: Paloma Peglow, Turibio, Vitória e outros que jogaram 1 ou 2 sessões)

2014: Raul, Daniel, Zizinho, Akauã, André do nascimento Dória

2015-2016:Ivael, Mateus Lopes, Vitor Dröse, Raul Holz, Eric dos Santos, zizinho, Gabriel Brod Benites
 
2017: Eric dos Santos, Raul, Mateus Lopes, Lucas Lopes, Vitor Drose, zizinho, André do Nascimento, eu.

 
2018: Mateus Lopes, Raul, Ivael, eu

2019: Val Nunes, Vitor, Mateus Lopes, Mateus Pins, Raul.

2021: Raul, Ariel, Wendel

2022: Raul, Luis Carlos, Luis Duarte, Erik Lopes
 

2023: Raul, Zizinho, Luis duarte, Erik Lopes, Alisson Gusmão e  Solange

Raul, Erik,Vinicius Guerra, Gustavo Guerra  e Helena

Raul, Vinicius, Helena, Gustavo, Ivael, Angelo e Rafael

Esses foram os grupos presenciais até hoje...

Grupos secundários(não por relevancia mas por dificuldade de transporte ou por serem grupos cujo hobbie RPG Era apenas para dia de chuva):

1992 - 1996
grupo: Eu, Chico, Piter e Fabio Iepsen, Rodrigo(Fuso), Paulo Fernando Soares (Gordo), Dieguinho(Pelego)

1996 - 2000
grupo: Eu, Fernandinho, Lelio Falção, Rodrigo, Tiago, Mauricio Paz - Em pelotas

2005
Grupo: Eu, Dralnum, Marcelo (Chupps), Isengard e Pedro (Pessoal do canal #Pelotas do mirc, epoca da brasnet. Jogos na Infoshop)

Grupos Online
Foram varios impossivel listar todo mundo

Campanha desbravadores de Arton Roll 20
Raul, Gabriel Felipe, Fabiana Dark, Jogadores que  jogaram   quase todas as sessões de jun de 2018 a junho de 2019

Outros jogadores: Matheus  Schneider, Rodrigo Lopes, Pedro Diniz, Georgia, Lucas Dias, Marcos Victor, Nilvo de Souza Luz, Hugo Jacauna, Bruno Fonseca, Daniel Nunes, Mikael Moraes, Vaurin Dellamoon, Marcel Ferreira, Alessandra Batista, Saulo André,
Davi Galdino, Caio Vinicius, Wellerson Valverde, Tavitor Duarte e Jeronimo De Assis.

Em 2022, Alessandra, Gabriel (corujito), Cacio, Raul, Junio, Adonias, entre outros. Alisson Debon, Allan (sapo samurai), Dionatam, Emanoel, Eriton, Guilherme, Leonardo e Panda. 
 
Em 2023  Raul, Junio, Ronald, Willian, Gervasio, Max, Gabriel Felipe,


Nenhum comentário:

Postar um comentário