domingo, 28 de janeiro de 2018

Conhecimento comum

Hoje eu me decepcionei mais um pouco com um colega professor. Ele, como muitos, fez um post criado de conhecimento comum. Não importa o que tenha sido, ele não estabeleceu links de conhecimentos que ele obteve na faculdade, ele apenas criou um frase aleatória baseada no pensamento comum do dia a dia. O conhecimento comum é em suma medíocre.
No site significados.com.br ”‘Medíocre significa estar na média entre dois termos de comparação: entre o bom e o mau, entre o pequeno e o grande, etc. É um termo derivado de mediano, médio. No entanto, a generalização do termo adquiriu conotação negativa, muitas vezes empregada como insulto. O adjetivo medíocre é normalmente utilizado para qualificar aquilo que está abaixo da média, que possui pouco valor, pouca qualidade, algo ordinário e insignificante. Ser medíocre significa não ter qualidades ou habilidades suficientes para se destacar naquilo que se propõe a fazer, seja na vida pessoal ou profissional. Uma pessoa medíocre é vulgar, tem poucas qualidades e fraco sentido crítico; é uma pessoa pobre do ponto de vista intelectual.Mediocridade é a condição do que é medíocre. Revela a ausência de mérito, excelência e talento.”
A questão é que como professores somos exemplos para cada um de nossos alunos, Paulo Freire dizia que um professor educa pelo exemplo, e o que dizemos nas redes sociais é um exemplo de nossas crenças e também de se refletimos ou não. E as pessoas que leem os nossos posts, sejam elas nossas alunas ou não percebem nisso um padrão da pessoa que somos, dos valores que temos.
Então quando um professor emite uma frase sobre algo, ele deve pensar que esse algo pode ou não ter pesquisas sobre e deve ao menos se informar sobre o assunto, para não dizer besteira.
É preferível ficar calado do que emitir frases que sejam de concordância geral mas que estejam muito longe da verdade. Por mil anos pessoas acreditavam que a terra era plana era conhecimento comum, todos acreditavam nisso estava certo? Obviamente que não.
Somos professores, podemos brincar fazer piada, emitir frases e opiniões sobre gosto pessoal, zoar e brincar com quem tem gostos diferentes, mas também devemos ler, pesquisar e continuar nos aperfeiçoando, em múltiplos conhecimentos e não apenas no da nossa área por que isso serve de exemplo aos nossos alunos.
Por que  quando  agimos de forma diferente as pessoas nos igualam a  elas  e isso  faz com que percam o respeito  conosco. No passado éramos vistos como detentores  de conhecimento, e  t~]ao respeitados quanto médicos, engenheiros e  advogados. Hoje,  pouco se respeita um professor. ele é socialmente visto como se fosse um   vendedor ou um gerente de loja, Igualado ao  grande numero de pessoas que nem médio completo possui. Triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário