domingo, 13 de dezembro de 2009


Enquanto estou aqui na minha casa, esta acontecendo na Europa uma conferencia que pode mudar o mundo. A conferencia mundial contra o aquecimento global. Calcula-se que em alguns anos a terra ira aumentar de temperatura em media 2°C a uma previsão catastrófica de até 10° C.

O que importa é que os pólos já estão afetados e que tanto as focas quanto os ursos polares já estão sofrendo com isso. Alcem de pelo menos 4 espécies de pingüins. A alteração do bioma causa alteração no ecossistema. Plantas deixam de existir e com elas, insetos aves répteis e toda uma cadeia alimentar. Esse tratado internacional pode fazer a diferença no aquecimento global e impedir a extinção de milhares de espécies.

Mas, embora os tratados internacionais sejam importantes, mais importantes são os atos dos indivíduos. Gandhi mostrou que atos pacíficos de não consumo podem mudar a política dos países. O não consumo de produtos fez com que o império inglês abandona-se a Índia. Assim a escolha dos produtos que consumimos e o uso responsável de combustíveis fósseis por nós como cidadãos é tão importante quanto a regulação internacional. Se priorizarmos o consumo de produtos ecologicamente produzidos, ao invés de produtos que causam maior impacto ambiental, por exemplo usarmos mais papel reciclado, no manifestarmos para que os governos aumentem a reciclagem das garrafas pet, entre outras ações, poderemos construir um futuro melhor.

Ações como separar o lixo, não jogar lixo na rua, comprar cadernos de papel reciclado, substituir o uso de papel branco pelo reciclado quando a necessidade surgir. Usar sacolas de tecido para fazer as comprar de supermercado.

E principalmente trocar o uso dos veículos individuais pelos coletivos para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Pense um pouco. Que mundo você quer para seus filhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário