Teatro
A atividade teatral, ou seja, o representar um papel em uma história com começo meio e fim para um publico, é algo mágico. Ser um ator em um palco é uma experiência que tem me marcado.
Agora no ano de 2009, passei a integrar um grupo de teatro na cidade de Santa Vitória do Palmar. Nesse período, passei a rever algumas atitudes individuais que eu possuía. O trabalho de construção de uma peça, a partir de uma idéia coletiva, as discussões sobre o que cada personagem é e como ele fala. As alterações de texto e a construção do movimento sob o olhar de um diretor. Essas experiências formam uma nova forma de pensamento.
Se antes eu acreditava que o RPG deveria ser usado em escolas, agora eu tenho certeza que o uso dos jogos teatrais para o desenvolvimento do foco e da improvisação do aluno, é fundamental.
Como professor de Artes, a gente sempre acaba hierarquizando as artes em níveis de importância, pode nem mesmo ser algo definido de forma consciente. Em escolas publicas o conteúdo de arte muitas vezes é limitado pelas capacidades das escolas. Muitas vezes as verbas limitadas permitem apenas o uso de materiais alternativos, colagem e. Dessa forma o aluno acaba aprendendo mais das artes visuais como desenho (em folhas a4, com canetinha ou lápis de cor), pintura pinturas (normalmente com tinta guache, a comumente conhecida tempera), escultura (normalmente em argila, gesso, ou colagem) e acaba por hierarquizar inconscientemente que essas artes são mais importantes que o teatro ou a musica.
Pelo menos dentro da escola.
Fora da escola essas hierarquias mudam, o aluno percebe tanto a musica quanto o teatro como algo externo a si. A musica faz parte de seu dia a dia nas rádios,e a interpretação faz parte dos programas vistos na televisão. A maioria dos alunos tem poucas experiências com essas artes.
Se apresentar num palco se torna algo praticamente impossível.
Santa Vitória do Palmar é uma cidade privilegiada em relação a outras no Brasil. Ela possui um teatro, pronto para o uso, e um palco aonde já se apresentaram artistas famosos como Paulo José. Nesse mesmo palco, artistas locais e artistas regionais como o Tholl se apresentam com certa regularidade. E empresas como a Unimed patrocinam apresentações de grupos profissionais de Teatro local.
Nesse mesmo teatro alguns grupos de jovens se reúnem para apresentar peças teatrais. Como professor de artes eu procuro atualmente integrar os jovens com essa ambiente. E me pergunto como agregar a motivação pelo teatro a alma do aluno.
Legal o post. Interessante o estilo.
ResponderExcluir