domingo, 22 de novembro de 2009
Diz se de São Lourenço do Sul, que é uma cidade turistica. Acredita-se que o turismo é uma industria que a cada ano cresce e se amplia.
O que podem dizer os turistas de São Lourenço do Sul, sobr eos ultimos quatro dias?
Que a cidade esta totalmente despreparada.
a cidade de São Lourenço é alimentada pela energia da rede 69 da CEEE. Essa rede é conhecida como remendão. Todos os anos na época de veraneio ela se parte, ou e alguma forma, acaba gerando backouts. Normalmente o periodo que a cidade fica sem luz é de alguas poucas horas. Nesse lamentavel incidente São Lourenço do sul ficou 4 dias sem luz. Das 05:00 horas de quinta-feira as 21:00 de domingo a cidade ficou as escuras.
A nossa cidade precisa urgentemente de outros acessos de luz eletrica, precisa de uma subestação local e precisa de uma estação de energia eolica para prover a nossa cidade energia elétrica.
Enquanto isso vamos enfrentando os apagões.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
A frase deste ultimo foi: Confie em você mesmo e os outros também confiarão.
Pois é. Estive pensando e essa é a pura verdade. Não importa se você tem medo de algo, se você tiver confiança é possível que você possa realizar esse ato. Ao menos os que estarão com você acreditarão que você esta certo.
Em tempos de guerra e mesmo de paz, a moral é a base da ação em grupo. Desde um ataque de soldados na guerra a um trabalho em equipe, ter certeza do que esta fazendo é a chave para que o trabalho seja feito.
Se você não tem confiança em si mesmo, mesmo que você saiba o que esta fazendo o tempo gasto será maior. Você acaba por desperdiçar tempo ao exitar. E a falta de confiança gera exitação.
E quanto mais você não tem confiança mais os outros não confiam no que você faz. E ao desconfiar de suas decisões eles põem em risco o trabalho que esta sendo efetuado.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Teatro
A atividade teatral, ou seja, o representar um papel em uma história com começo meio e fim para um publico, é algo mágico. Ser um ator em um palco é uma experiência que tem me marcado.
Agora no ano de 2009, passei a integrar um grupo de teatro na cidade de Santa Vitória do Palmar. Nesse período, passei a rever algumas atitudes individuais que eu possuía. O trabalho de construção de uma peça, a partir de uma idéia coletiva, as discussões sobre o que cada personagem é e como ele fala. As alterações de texto e a construção do movimento sob o olhar de um diretor. Essas experiências formam uma nova forma de pensamento.
Se antes eu acreditava que o RPG deveria ser usado em escolas, agora eu tenho certeza que o uso dos jogos teatrais para o desenvolvimento do foco e da improvisação do aluno, é fundamental.
Como professor de Artes, a gente sempre acaba hierarquizando as artes em níveis de importância, pode nem mesmo ser algo definido de forma consciente. Em escolas publicas o conteúdo de arte muitas vezes é limitado pelas capacidades das escolas. Muitas vezes as verbas limitadas permitem apenas o uso de materiais alternativos, colagem e. Dessa forma o aluno acaba aprendendo mais das artes visuais como desenho (em folhas a4, com canetinha ou lápis de cor), pintura pinturas (normalmente com tinta guache, a comumente conhecida tempera), escultura (normalmente em argila, gesso, ou colagem) e acaba por hierarquizar inconscientemente que essas artes são mais importantes que o teatro ou a musica.
Pelo menos dentro da escola.
Fora da escola essas hierarquias mudam, o aluno percebe tanto a musica quanto o teatro como algo externo a si. A musica faz parte de seu dia a dia nas rádios,e a interpretação faz parte dos programas vistos na televisão. A maioria dos alunos tem poucas experiências com essas artes.
Se apresentar num palco se torna algo praticamente impossível.
Santa Vitória do Palmar é uma cidade privilegiada em relação a outras no Brasil. Ela possui um teatro, pronto para o uso, e um palco aonde já se apresentaram artistas famosos como Paulo José. Nesse mesmo palco, artistas locais e artistas regionais como o Tholl se apresentam com certa regularidade. E empresas como a Unimed patrocinam apresentações de grupos profissionais de Teatro local.
Nesse mesmo teatro alguns grupos de jovens se reúnem para apresentar peças teatrais. Como professor de artes eu procuro atualmente integrar os jovens com essa ambiente. E me pergunto como agregar a motivação pelo teatro a alma do aluno.
domingo, 1 de novembro de 2009
Musicas que idolatrram o Rio Grande do Sul
Ter os pés roseteado de campo ficar mais trigueiro como o sol de verão
Fazer versos cantando as belezas dessa natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul céu, sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce o que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul céu, sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce o que mais floresce é o amor
Eu quero me banhar nas fontes e olhar horizontes com Deus
E sentir que as cantigas nativas continuam vivas para os filhos meus
Ver os campos cheios de crianças sorrindo felizes a cantar
E mostrar para quem quiser um lugar pra viver sem chorar
É o meu Rio Grande do Sul céu, sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce o que mais floresce é o amor
É o meu Rio Grande do Sul céu, sol, sul terra e cor
Onde tudo que se planta cresce o que mais floresce é o amor
http://www.mp3raid.com/search/download-mp3/5173195/os_serranos_ceu_sol_sul.html
Vento Negro
Onde a terra começar
Vento Negro gente eu sou
Onde a terra terminar
Vento negro eu sou
Quem me ouve vai contar
Quero luta, guerra não
Erguer bandeira sem matar
Vento Negro é furacão
Tua vida o tempo
A trilha o sol
Um vento forte se erguerá
Arrastando o que houver no chão
Vento negro, campo afora
Vai correr
Quem vai embora tem que saber
É viração
Dos montes, vales que venci
No coração da mata virgem
Meu canto, eu sei, há de se ouvir
Em todo o meu país
Não creio em paz sem divisão
De tanto amor que eu espalhei
Em cada céu em cada chão
Minha alma lá deixei
aonde baixar musicas nativistas
http://mp3nativo.blogspot.com/2007/12/mp3-nativo.html