sexta-feira, 24 de novembro de 2023
Bulling e RPG
Eu demorei muitos anos pra cair a ficha, para compreender certas coisas.
Então esse texto, é para aqueles que sem querer não percebem que estão magoando outros jogadores de RPG.
Em 1992 eu comecei a jogar RPG, com um familiar e e alguns dos guris que viviam ao redor da casa de veraneio dele. quando eu ingressei no hobbie as possibilidades de poder criar qualquer personagem eram maravilhosas. Mas a conversa não é sobre isso.
O fato é que o grupo era formado dos amigos do mestre, e eu acreditava que pôr estar na mesa, eu era considerado amigo deles. Durante as semanas seguintes a cada sessão um dos jogadores do grupo criava uma forma diferente de matar meu personagem. Alguns podem dizer que isso era divertido, mas não era, um personagem morrer contra um vilão é tri, morrer morto por uma traição sem nenhum motivo em jogo pra ocorrer não.
Nos anos seguintes meu hiperfoco era o RPG, mas a diversão de muitos dos membros do grupo era ou matar ou ignorar meus personagens. RPG é pra ser um jogo onde amigos se divertem , não pra isolar algum amigo e fazer ele se sentir uma bosta.
então se vc for narrador e tiver um amigo fazendo bulling na mesa, corte as asas do buller.
terça-feira, 14 de novembro de 2023
The Ultimate Betrayal: Como os personagens da Marvel e da DC são suspeitamente semelhantes
Às vezes assistimos a um filme de super-herói e pensamos: “Isso parece familiar”. Isso porque provavelmente já vimos a mesma história antes. Não é relevante se os quadrinhos da DC e da Marvel foram influenciados ou copiados diretamente um pelo outro. Sabemos que esses universos cinematográficos são baseados em personagens e histórias de quadrinhos originais.
Vamos examinar as datas em que esses personagens estrearam e apontar semelhanças e contrastes entre personagens que parecem ser “contrapartes”. Mais tarde, você poderá decidir se é um trabalho de copiar e colar ou apenas uma coincidência. Você pode comparar se certos personagens têm algumas idiossincrasias, mas são distintos, ou se os paralelos são tênues e os personagens são distintos o suficiente por si próprios.
Homem-Formiga / O Átomo
Tanto o Homem-Formiga (Henry Pym) quanto o Átomo (Ray Palmer) desenvolveram um traje que lhes permitiu encolher e aumentar seu poder físico. Sem o traje, nenhum dos dois possui habilidades extraordinárias. A principal diferença entre os dois é que o traje do Homem-Formiga também pode se tornar um gigante, enquanto a tecnologia de Palmer não demonstrou esse potencial. Outra distinção é que, enquanto Henry inventou as partículas Pym, Palmer desenvolveu a sua tecnologia depois de descobrir uma estrela anã branca. Ao usar um grupo raro de partículas subatômicas, cuja fonte ainda é desconhecida, o Homem-Formiga é capaz de encolher cerca de meia polegada de altura (a forma das linhas de força magnéticas torna-se visível pelas partículas confinadas, cujo concentração faz com que eles se comportem como um gás).
Quando essas partículas são descarregadas, seu comprimento de onda está na faixa mental, o que dá ao Homem-Formiga a capacidade de permitir que ele e outros objetos aumentem ou diminuam de tamanho. A maior parte da massa do núcleo de cada átomo afetado é convertida pela mecânica em partículas energéticas que orbitam ao redor do núcleo; como resultado, a massa do volume inicial não foi afetada pela gravitação. Isso implica que um soco do Homem-Formiga de meia polegada de altura seria tão poderoso quanto um soco de um homem de estatura média. A eficácia da partícula redutora usada pelo Homem-Formiga é indeterminada.
Deadpool/Exterminador
Deathstroke (Slade Wilson) e Deadpool (Wade Wilson) têm muito em comum. Ambos, por exemplo, são espadachins e atiradores habilidosos. Embora o fator de cura de Deathstroke seja acelerado, o poder de cura de Deadpool é regenerativo. Independentemente disso, ambos têm habilidades de cura. A maior distinção entre os dois é que enquanto Slade é um vilão, Wade é mais um personagem anti-herói. Wade é engraçado e freqüentemente quebra a quarta parede, enquanto Slade sempre leva os negócios a sério. Wilson perdeu o olho direito depois que sua ex-esposa Adeline atirou nele. Além disso, ele perdeu brevemente a visão do olho bom restante devido à exposição excessiva à radiação.
Seu filho Joseph o ajudou a superar isso, inserindo uma ótica totalmente nova do Dr. Isherwood em sua órbita craniana. Quanto a Wade, o procedimento da Arma XI lhe deu uma ampla gama de talentos mutantes, embora tenha sido reconhecido que sua cirurgia não foi completa. Stryker ordenou a ativação da Arma XI antes que eles pudessem dar-lhe novas habilidades, já que ele precisava começar a lutar imediatamente, o que deixou o processo de ligação inacabado. O Deadpool viajante no tempo da linha do tempo atualizada foi capaz de matar essa versão de si mesmo atirando em sua cabeça, e então disparou vários outros tiros em seu corpo enquanto “limpava a linha do tempo”.
Gavião Arqueiro/Arqueiro Verde
Apesar de Arqueiro Verde (Oliver Queen) e Gavião Arqueiro (Clint Barton) terem origens diversas, eles compartilham o mesmo lugar no universo dos super-heróis. Ambos os homens são mestres em artes marciais e tiro com arco. Ambos não possuem habilidades sobre-humanas. A distinção mais significativa entre os dois é a educação de Oliver, já que ele vem de uma família rica, o que influenciou seu comportamento. Clint, no entanto, veio de uma família destruída e acabou fugindo para o circo. Barton é um dos lutadores corpo a corpo e artistas marciais mais hábeis e poderosos do mundo.
Ele treinou extensivamente em uma variedade de estilos de artes marciais enquanto servia como agente da SHIELD. Eskrima, Muay Thai, Karatê, Judô, Taijutsu, Kenjutsu e Shurikenjutsu parecem fazer parte de sua técnica de luta. Oliver é um grande observador, como evidenciado pelo fato de ter conseguido identificar um atirador que o seguia a centenas de metros de distância. Ele foi deixado sozinho em uma ilha árida por um ano e teve que depender apenas de seu arco e flechas para sobreviver. Oliver aprendeu a construir pontas de flecha nessa época, a caçar alimentos e a esfolar animais para usar em roupas.
Mercúrio / O Flash
O Flash (Barry Allen) e Mercúrio (Pietro Maximoff) têm velocidade, força, resistência, durabilidade e reflexos sobre-humanos, permitindo-lhes passar por coisas sólidas, ter metabolismo rápido e possuir inteligência rápida/aprimorada. Ambos também têm um gêmeo com superpoderes. A maior diferença entre eles é como desenvolveram suas incríveis habilidades: Barry as adquiriu após ser atingido por um raio, enquanto Pietro nasceu como um mutante. No entanto, seus personagens são muito parecidos. Por causa de sua grande velocidade, Mercúrio pode causar danos a qualquer pessoa que carregue devido aos efeitos do atrito em alta velocidade provocado pela resistência do ar.
Mercúrio deve apoiar o pescoço de seus passageiros para mantê-los seguros. Ele apóia o pescoço de Erik durante a extração do Pentágono para não lhe causar uma chicotada. Quando ele trouxe Mystique para a localização de Magneto enquanto estava no Cairo, ele a tratou da mesma maneira. Apesar da maior durabilidade que a fisiologia da velocidade do Mercúrio confere a ele, é necessário um poder significativo para prejudicá-lo. Seu braço e perna podem ter sido facilmente quebrados pelo Apocalipse. Wally teve um problema cardíaco e precisou de um marca-passo porque Robin parou o coração de seu antigo eu. Wally tem que ter cuidado para não se sobrecarregar por causa disso. Depois de sofrer uma experiência de quase morte, a intervenção emocionante de Kid Flash parecia ter curado Wally de sua doença.
Gato Preto / Mulher Gato
A Gata Negra (Felicia Hardy) e a Mulher-Gato (Selina Kyle) têm uma ligação com felinos e um histórico de roubos. Ambos se apaixonam pelos heróis de sua cidade, o Homem-Aranha e o Batman. Além disso, embora a Mulher-Gato esteja mais do lado perverso, os dois anti-heróis lutam entre o heroísmo e a criminalidade.
Eles começaram como pessoas normais com habilidades ginásticas/acrobáticas, mas enquanto Felicia herdou poderes sobrenaturais, as garras de Selina fazem parte de suas luvas. O traje que o Gato Preto usa atualmente foi feito de couro e foi idealizado pelo Tinkerer. Ele usa micro servos incorporados para aumentar vários de seus atributos físicos inerentes, muito além do que é típico dos humanos. O disfarce do Gato Preto aumenta sua habilidade física além do que uma mulher de seu tamanho e constituição física normalmente seria capaz. Na verdade, sua força foi aprimorada ao nível mais alto humanamente possível, permitindo-lhe levantar até 800 libras. Talia al Ghul elogiou Selina Kyle por suas habilidades de luta depois que Selina a derrotou em uma luta. Selina foi obrigada a lutar e sobreviver a um ciclo interminável de conflitos, o que lhe deu uma incrível memória muscular, destreza em combate e muita experiência em combate.
Colosso / Aço Cidadão
Citizen Steel (Nathaniel Heywood) e Colossus (Peter Rasputin) têm certas semelhanças físicas. Ambos os caras têm força e resistência sobre-humanas. Sabe-se que Peter muda para sua forma de aço sempre que quer. Por outro lado, Nathaniel possui um traje que usa para controlar sua força. Enquanto Peter nasceu com esse dom que se desenvolveu quando ele tinha 13 anos, Nathaniel obteve seus poderes a partir da infeliz exposição ao sangue do vilão Reichsmark. Citizen Steel tem alguns pontos fracos. Sem sensação tátil: o sistema nervoso de Heywood também é coberto por aço orgânico, prejudicando gravemente sua capacidade de sentir o toque.
E também, Instabilidade de Energia: Como resultado, ele tem problemas para estimar a quantidade de pressão que aplica e é incapaz de perceber as variações de temperatura. Os tecidos de todo o corpo de Colossus podem ser transformados em uma substância orgânica semelhante ao aço. Este material semelhante ao aço tem uma composição química desconhecida, mas se assemelha tanto ao aço carbono quanto ao ósmio na aparência. Ele tem a capacidade de mudar instantaneamente para essa condição de armadura à vontade e pode manter esse estado por um período de tempo indeterminado. Assim que ele assume sua forma blindada, ele permanece lá até que deseje ativamente voltar ao normal. Colossus ainda é tão móvel em sua forma blindada quanto quando está em seu estado natural.
Senhor Fantástico / Homem Plástico / Homem Alongado
Senhor Fantástico (Reed Richards), Homem Elástico (Ralph Dibney) e até mesmo Homem de Plástico (Patrick O'Brian) são todos super-heróis com habilidades comparáveis. Todos eles têm plasticidade ou flexibilidade em seus corpos.
Ambos podem ser separados dentro de seu próprio mundo e ainda permanecerem conectados, mas separações prolongadas um do outro em outros universos causam uma perda progressiva de poder. Eles acabariam perdendo sua habilidade se fossem separados dessa forma por um longo período de tempo. Quanto ao Plastic Man, os Terrifics ficaram ligados um ao outro após serem expostos à energia do Multiverso Negro, e se eles estiverem a mais de um quilômetro de distância um do outro, eles explodirão. O Homem Elástico não conseguiu se esticar depois de perder sua esposa, então, em vez disso, ele “se expandiu” expandindo e desenvolvendo força sobre-humana.
Feiticeira Escarlate/Zatanna
Scarlet Witch (Wanda Maximoff) e Zatanna Zatara possuem capacidades baseadas em magia ou distorção da realidade. Ambos podem controlar os elementos, bem como telepáticos, telecinéticos e capazes de se teletransportar. Enquanto Wanda é habilidosa em batalha e feitiçaria, Zatanna é uma ilusionista habilidosa em combate corpo a corpo e capaz de realizar projetos astrais. No entanto, os feitiços de Zatanna precisam que ela fale ou leia, enquanto os feitiços da Feiticeira Escarlate não são verbais. Curiosidade: ambos são vegetarianos. Zatanna tem a habilidade de lançar feitiços ao contrário para produzir um resultado mágico. Enquanto estavam sob a tutela de Nick Necro, ela e John Constantine aprenderam magia negra, um tipo de magia com reputação de ser cara para seus praticantes.
Scarlet Witch é fluente em vários idiomas, incluindo inglês, francês e alemão, e tem algum conhecimento de sloreniano e grego. Porém, quando se trata do sloreniano, ela reconhece que prefere usar o inglês. Ela também pode falar outros idiomas; por exemplo, dado que ela foi criada na Sérvia e que os seus pais adoptivos pertenciam à cultura Romani, é provável que ela fale sérvio e possivelmente um ou mais dialectos Romani. Seu irmão fala russo fluentemente e parece surpreso com o fato de os outros Vingadores não. Isso levanta a possibilidade de que Wanda também esteja.
Vespa / Abelha
Wasp (Janet Van Dyne) e Bumblebee (Karen Beecher) compartilham muitos dos mesmos talentos, como efeitos de picada, vôo e um capacete especial que lhes concede poder. A exposição de Janet às partículas Pym permitiu que ela diminuísse de tamanho e disparasse picadas de “vespa” sem a necessidade de usar seu traje. Depois que o corpo de Karen foi exposto à radiação, ela cresceu quinze centímetros.
As maiores diferenças são que Janet pode controlar insetos e também expandir e diminuir seu tamanho. Bumblebee inicialmente não tinha superpoderes reais, e suas habilidades especiais vinham de sua armadura de combate de alta tecnologia com talentos científicos. Sua força, velocidade, resistência, resistência, agilidade, reflexos e armadura corporal foram significativamente melhoradas pelo traje. Além disso, deu a ela a habilidade de voar, rajadas elétricas perfurantes que doíam como verdadeiras picadas de abelha e liberavam um fluxo de “mel” que era na verdade um adesivo potente que poderia imobilizar seus oponentes, enredando-os na gosma pegajosa e amarela. Mais tarde, ela ficou presa em um tamanho menor e desenvolveu superpoderes. Janet possui um intelecto brilhante e um grande interesse pela ciência. Seus encarregados da Sala Vermelha contaram a ela sobre sua ancestralidade lendária e começaram a pressioná-la a se concentrar mais em sua educação, porque achavam que suas habilidades eram herdadas. Janet, como todos os alunos da Red Room Academy, recebeu instrução em diversas artes marciais, incluindo Krav Maga.
Namor/Aquaman
Aquaman (Arthur Curry) e Namor são muito parecidos. Ambos são meio humanos, meio atlantes e se tornaram governantes da Atlântida como filhos da nobreza por parte de mãe. Ambos foram membros fundadores de grupos de combate ao crime (Defensores e Liga da Justiça, respectivamente).
Ambos têm força sobre-humana, bem como visão aquática e capacidade de respirar debaixo d'água. Uma falha partilhada é que a sua saúde diminui se passarem demasiado tempo em terra sem acesso ao oceano. Quando não está em contato com a água, as características físicas de Namor deterioram-se rapidamente a ponto de ele ter apenas uma pequena parte de suas habilidades restantes. Os atributos mais significativamente impactados são a força, resistência e durabilidade de Namor, que, no seu nível mais baixo conhecido, são significativamente mais elevados do que os da grande maioria dos outros Atlantes. Retomar o contato com a água irá reviver imediatamente suas habilidades. Até mesmo uma pitada serve; ele não precisa estar submerso. Namor mostrou que é suscetível ao desequilíbrio de oxigênio quando exposto à água ou ao ar por um longo período de tempo, o que pode causar alterações de humor maníaco-depressivo. Se Namor estiver imerso ou exposto a água poluída, isso pode ter um efeito negativo tanto em sua fisiologia quanto na eficiência de seus atributos físicos. Aquaman perde mais umidade do que uma pessoa comum.
Carnificina / Coringa
Carnificina (Cletus Kasady) e o Coringa parecem ser pólos opostos, mas têm muito em comum. Ambos os vilões loucos gostam de torturar seus inimigos jurados (Homem-Aranha/Batman). Ambos os maníacos são considerados imprevisíveis, matando qualquer pessoa sem motivo aparente.
A
principal distinção entre os dois homens é que, enquanto Kasady obteve
vários talentos ao acasalar-se com um simbionte alienígena, a tolerância
a toxinas/dor do Coringa se deve ao seu intelecto e forte vontade. O curinga tem uma fisiologia única. Devido
à sua submersão química, o Coringa ganhou vantagens além da média sobre
os humanos normais, assim como a exposição adicional manchou sua
fisiologia. Ele tem resistência à dor e é imune ao Veneno do Coringa. Joker
foi capaz de usar pigmentos de pele e relaxantes faciais para se
disfarçar como um novo enfermeiro do Asilo Arkham chamado “Eric Border”.
O disfarce do Coringa foi
tão convincente que ele conseguiu enganar até o Batman por vários meses
antes de retornar à sua personalidade de palhaço. Ele é um mestre do disfarce.
Quanto
ao Carnificina, o simbionte Grendel é imensamente vulnerável a altas
tensões de eletricidade, o que o incapacita facilmente. Também é vulnerável a ruídos altos, que o incapacitam e a suas ramificações.
Alvo / Pistoleiro
Os mercenários Deadshot (Floyd Lawton) e Bullseye (Lester Benjamin Poindexter) são atiradores e assassinos habilidosos. Ambos também foram pressionados a ingressar em um grupo semelhante a uma força-tarefa (Pistoleiro tornou-se membro do Esquadrão Suicida e Mercenário juntou-se aos Thunderbolts).
A maior diferença entre os dois é que os ossos do Bullseye são praticamente inquebráveis devido aos implantes de adamantium em sua cabeça. Diz-se que Pistoleiro deseja morrer, enquanto há rumores de que Bullseye tem uma doença mental. Bullseye é um psicopata notório que foi descrito como tendo uma compreensão muito instável da realidade. Como resultado, ele está sujeito a explosões psicopáticas quando está chateado. Ele também tem delírios de esquizofrenia, já que certa vez ficou tão absorto em atuar como o Demolidor que erroneamente pensou que era o super-herói, o que permitiu que o verdadeiro Demolidor o derrotasse. Há rumores de que o atirador mestre Deadshot “nunca erra”. Ele é habilidoso com uma variedade de armas, incluindo vários modelos de pistolas e rifles. Ele executou tiros que, em sua opinião, nenhum outro ser vivo na Terra poderia igualar. Em termos de engenharia, Pistoleiro é um indivíduo capaz, presumivelmente autodidata. Ele poderia construir sozinho suas distintas armas de fogo montadas no pulso. Pistoleiro tem um corpo que desempenha o mais alto nível de função humana devido ao seu treinamento árduo. Ele excede consideravelmente as capacidades de um ser humano normal em termos de força, velocidade, durabilidade, resistência e cura.
Hulk/Salomon Grundy
Não apenas o Hulk (Bruce Banner) e Solomon Grundy (Cyrus Gold) são parecidos, mas também possuem habilidades semelhantes, como força sobre-humana. Quando o Hulk se transforma novamente em Bruce Banner, ele tem um intelecto de nível genial, mas a maioria das aparições do Savage Hulk o retratam como tendo um intelecto diminuído, comparável ao de Grundy.
O principal contraste entre eles é que Grundy é um zumbi, enquanto Bruce se transforma no Hulk quando fica chateado. O Hulk ocasionalmente foi visto como suscetível à drenagem de radiação gama por manipuladores de energia fortes o suficiente. O Hulk pode ter que assumir a forma humana novamente para reabastecer sua energia gama. Mais tarde, ele é descrito como tendo um alto nível de resiliência a essa fraqueza. O Hulk canalizou propositalmente sua energia para uma raça inteira de seres absorvedores de energia sem entrar em colapso, e o mutante Darwin foi incapaz de drenar sua radiação gama. Banner sobrecarregou propositalmente o sistema de absorção do Armagedom, e o herói Rom foi incapaz de curar Banner de sua condição. Solomon Grundy foi criado por Alfred Bester e Paul Reinman, aparecendo pela primeira vez em All-American Comics #61. No entanto, na continuidade da Terra Primal, Solomon Grundy apareceu pela primeira vez como parte do Novos 52 Universo DC em Harley Quinn (Volume 2) #18 por Amanda Conner, Jimmy Palmiotti e Chad Hardin.
Sif/Mulher Maravilha
Mulher Maravilha (Diana Prince), Deusa da Verdade, e Sif, Deusa da Guerra e da Caça têm mais em comum do que aparenta. Ambos têm força e durabilidade sobre-humanas, bem como envelhecimento lento e fator de cura.
Eles também falam vários idiomas. Embora a Mulher Maravilha tenha muita empatia pelos humanos, Lady Sif não vê seu apelo. Diana tem a capacidade de voar rapidamente graças a um presente do deus mensageiro Hermes. Ela tem uma velocidade extraordinária em sua capacidade de pensar, responder, correr e se mover. A Mulher Maravilha tem reflexos muito superiores aos dos melhores atletas humanos. Incólume, ela respondeu a uma saraivada de tiros de vários adversários ao mesmo tempo. Ela tem reflexos mais rápidos que o Superman, de acordo com Batman. Sif exibe todos os vários traços sobre-humanos típicos dos Asgardianos, de acordo com a fisiologia Asgardiana. Ele possui força sobre-humana e, como todos os Asgardianos, é fisicamente mais forte do que a mulher Asgardiana média. Sif pode levantar até 30 toneladas em sua capacidade máxima. Ele tem a capacidade de se mover e correr em velocidades significativamente mais rápidas do que as dos atletas humanos mais talentosos.
Visão/ Tornado Vermelho
Vision e Red Tornado são andróides treinados para matar super-heróis. Ultron desenvolveu o Visão para destruir os Vingadores, e o Tornado Vermelho pretendia matar a Liga da Justiça da América.
A principal distinção entre os dois é que enquanto Red Tornado cria rajadas de vento e formação de tornados, Vision usa a Mind Gem para disparar rajadas de sol. O ponto fraco da Visão é a rigidez. A Visão tem a capacidade de aumentar sua rigidez além do limite da capacidade de seus músculos de mover seu corpo. Ele acha mais difícil mover seu físico incrivelmente grande além de um certo ponto. A visão fica efetivamente presa in situ em sua densidade máxima de 90 toneladas e se torna um objeto fisicamente imóvel, a menos que ele decida reduzir sua densidade de volta a um nível mais confortável. Red Tornado foi criado por Kelley Puckett, Gardner Fox e Dick Dillin, aparecendo pela primeira vez em Liga da Justiça da América #64. No entanto, na continuidade da Terra Primal, Tornado Vermelho apareceu pela primeira vez como parte do Novos 52 Universo DC em Red Hood and the Outlaws #16, de Scott Lobdell e Timothy Green II.
Doutor Estranho / Doutor Destino
Tanto o Dr. Strange (Stephen Strange) quanto o Doutor Fate (Kent Nelson) são feiticeiros altamente qualificados. Após uma calamidade, os dois homens foram treinados para se tornarem mestres da magia. O principal contraste entre os dois é que Kent fica enfraquecido sem o capacete.
Outra distinção é que, enquanto Stephen é mortal, Kent é imortal e intocável. Além disso, o Doutor Destino não tem emoções. Uma das fraquezas de Strange é que, para realizar suas tarefas, ele também depende de encantamentos falados, gestos etéreos e dispositivos misteriosos; é possível que estas também sejam vulnerabilidades. Em vários pontos, Strange foi acorrentado e amordaçado, tornando-o incapaz de falar encantamentos ou fazer movimentos místicos. Além disso, apesar de todos os seus feitiços e treinamento mágico, Strange ainda tem limitações físicas que o tornam vulnerável. Portanto, se as precauções ou salvaguardas necessárias não forem tomadas, Strange poderá ser derrotado por ataques simples, ataques de energia ou gás. Mesmo sendo tecnicamente indestrutível, ele ainda precisa comer, dormir e respirar para viver. Quanto ao Dr. Destino, algumas das habilidades que ele recebeu através do Capacete do Destino podem ser perturbadas pela magia e pelas forças do reino divino; isso aconteceu depois que Anúbis danificou ele e suas habilidades de cura.
Bucky Barnes-Soldado Invernal / Jason Todd-Capuz Vermelho da DC
Bucky Barnes e Jason Todd têm certas histórias de vida. Por exemplo, até suas supostas mortes, ambos eram companheiros heróis. Bucky, companheiro do Capitão América, “morreu” enquanto desarmava uma bomba. Robin, o segundo companheiro do Batman, foi “morto” pelo Coringa.
Os atos do Soldado Invernal foram contra sua vontade porque suas memórias foram parcialmente apagadas, enquanto Jason estava totalmente ciente de suas ações. Barnes acelerou o aprendizado. Antes de receber treinamento especial, o General Phillips o classificou como o melhor lutador natural da história devido aos instrutores da Segunda Guerra Mundial que o treinaram quando adolescente. Durante seu treinamento único no SAS, ele estudou rapidamente cada uma das manobras de combate de Steve Rogers; além disso, ele era talentoso o suficiente para aprender e terminar o treinamento de combate mais intensivo da União Soviética em apenas uma semana. Como resultado de seu treinamento com o Batman, Jason é um grande detetive. Sem realizar quaisquer testes, ele pode rapidamente começar a esboçar uma imagem da cena do crime e, usando as evidências disponíveis, até identificar os tipos de armas que foram usadas. Jason é adepto de um tipo antigo de artes marciais em que você atinge o corpo de um oponente em áreas-chave para causar paralisia, dor insuportável por um longo período de tempo ou morte.
Demolidor / Doutor Meia-Noite
Demolidor (Matthew Murdock) e Doutor Meia-Noite (Charles McNider) são dois homens cegos que se tornaram super-heróis. Ambos ficaram cegos ao tentar ajudar outra pessoa. Doctor Mid-Nite tem ótima visão noturna e usa lentes especializadas para visão diurna.
O Demolidor teve seus sentidos aguçados após ser cegado por substâncias radioativas. Ele pode “ver” usando seus sentidos de radar. O Demolidor tem uma capacidade limitada de percepção visual; ele só pode fazer suposições fundamentadas sobre as cores com base na quantidade de calor que cada objeto está refletindo ou absorvendo. O Demolidor não seria capaz de detectá-lo se nada estivesse emitindo (de alguém ou qualquer coisa) que acionasse seus sentidos aprimorados, como quando uma bala de atirador disparada fora do alcance de sua audição foi capaz de machucá-lo seriamente. Devido aos seus sentidos sobre-humanos, o Demolidor é extremamente sensível a cheiros e/ou ruídos altos, o que pode prejudicar momentaneamente seu sentido de radar. Ele pode ficar facilmente imóvel, sentir uma dor terrível e/ou ficar desorientado em situações terríveis. Os efeitos perturbadores passam depois de um tempo, permitindo que o sentido do radar do Demolidor se calibre mais uma vez.
Rastreador / Dentes de Sabre
Na história em quadrinhos Multiverse, onde sósias dançam entre universos, não se pode deixar de notar as semelhanças gritantes entre o Earth 8 Tracer da DC e o Dentes de Sabre da Marvel. Vamos nos aprofundar, certo? À primeira vista, ambos os personagens parecem ter sido forjados na fornalha da ferocidade primitiva. Tracer, com suas garras retráteis, parece estar prestando homenagem às garras afiadas do Dentes de Sabre, revestidas com adamantium quase indestrutível. Eles não estão apenas lutando com os punhos; eles trazem um arsenal completo na ponta dos dedos!
E vamos falar sobre suas habilidades de cura. Você pode atirar neles, esfaqueá-los e jogá-los de um penhasco, mas esses caras simplesmente não morrerão. Graças aos seus fatores de cura regenerativa, eles podem se recuperar de lesões mais rápido do que você pode dizer na “lógica dos quadrinhos”. Tente mantê-los abaixados, e eles simplesmente rirão da sua cara enquanto se levantam, como novos. Mas espere, tem mais! Esses personagens deleitam-se com ambiguidade moral. Tracer é um vilão ou apenas incompreendido? E quanto ao Dentes de Sabre? Num minuto, ele é um vilão brutal; no próximo, ele faz parte de uma equipe que luta por uma causa maior. Você simplesmente não pode colocar esses personagens em uma caixa, tornando-os tão imprevisíveis quanto perigosos.
Homem de Ferro/Batman
Homem de Ferro e Batman podem parecer opostos superficialmente, mas suas personalidades estão inextricavelmente ligadas. Ambos os homens perderam os pais em circunstâncias horríveis. Stark Industries e Wayne Enterprises são empresas multibilionárias de sucesso.
Ambos os homens possuem habilidades intelectuais excepcionais, que aproveitam bem na criação de trajes, armas e robôs. A principal distinção é que ninguém conhece a verdadeira identidade do Batman, enquanto todos sabem que Tony Stark é o Homem de Ferro. Stark goza de um alto grau de respeito na comunidade empresarial e é capaz de prender a atenção dos ouvintes quando discute questões econômicas, uma vez que é astuto por ter, ao longo dos anos, construído várias empresas multimilionárias a partir de praticamente nada. Ele é conhecido por sua ética empresarial impecável, bem como pelo comprometimento que exige e recompensa daqueles que trabalham para ele. Ele também aspira administrar empresas ecologicamente corretas e, em um caso, demitiu imediatamente um funcionário por fazer vendas lucrativas, mas ilegais, para o Doutor Destino. Como o “Maior Detetive do Mundo”, Batman é incomparável em sua capacidade de conduzir pesquisas forenses e resolver casos criminais. Ele pode resolver crimes incrivelmente complexos e identificar com precisão mentores criminosos desconhecidos usando até mesmo as menores dicas e informações minuciosas. Ele possui o mais alto nível de habilidades de pensamento observacional, forense, indutivo e dedutivo.
Homem-Aranha / Asa Noturna
Embora o Homem-Aranha (Peter Parker) e o Asa Noturna (Dick Grayson) sejam pessoas diferentes, eles têm semelhanças. Os dois começaram suas aventuras épicas ainda jovens e também têm a mesma ambição: ingressar em algo maior (Vingadores/Liga da Justiça) em vez de permanecerem heróis de uma pequena cidade.
A principal diferença entre os dois é que, embora Asa Noturna seja extremamente talentoso, ele não possui superpoderes, enquanto o Homem-Aranha adquiriu suas habilidades de aranha a partir de uma pequena picada de aranha radioativa. Richard Grayson, um membro dos Flying Graysons famoso por realizar feitos acrobáticos incríveis sem a ajuda de uma rede, foi um prodígio acrobático quando criança. Ele ganhou considerável experiência em espionagem graças à orientação de Helena Bertinelli. Dick é um dos combatentes do crime mais tenazes e talentosos do mundo e recebeu treinamento pessoal do Batman. Ele é muito inteligente, possui conhecimentos avançados em diversas disciplinas e passou por extenso treinamento. A modificação mutante dos engramas do Homem-Aranha causada pelo veneno da aranha mutante fez com que ele fosse capaz de controlar mentalmente o fluxo de atração interatômica entre as camadas limite moleculares. Isto ainda não foi explicado pela partícula subatômica que pode ser controlada mentalmente. Até agora, o Corpo da Aranha – principalmente o do Homem, as partes concentradas em suas mãos e pés – e outros itens têm sido as únicas superfícies que podem ser afetadas por este poder, com um máximo de várias toneladas por dedo.
Magneto / Doutor Polaris
Doutor Polaris (Neal Emerson) e Magneto (Erik Lehnsherr) podem controlar ímãs. Ambos se tornaram maus depois de sofrerem traumas graves quando crianças.
A diferença fundamental entre eles é que Magneto nasceu mutante, mas o poder do Doutor Polaris veio do traje especial. Só mais tarde ele se tornou um meta-humano para possuir naturalmente habilidades sobre-humanas. O Doutor Polaris pode controlar campos eletromagnéticos, o que lhe dá a capacidade de levantar enormes coisas metálicas. Ele tem o poder de derrubar a Torre de Vigia da Liga da Justiça para a Terra e utilizou objetos de metal para exercer força suficiente para destruir as estruturas que os Anéis dos Lanternas Verdes construíram. Ele é capaz de causar terremotos, erupções vulcânicas e outras atrocidades ao manipular os metais enterrados nas profundezas da Terra. A saúde física de Magneto determina quão bem ele pode usar suas habilidades sobre-humanas. Seu corpo é incapaz de lidar com o esforço de controlar a energia magnética quando está gravemente ferido. Ele também parece ter mais dificuldade em usar seu magnetismo para grandes feitos quando seus talentos não estão no auge. Além disso, ele está sujeito à exaustão física e mental, o que pode eventualmente prejudicar sua capacidade de empregar seus poderes de forma eficaz.
Justiceiro/ Vigilante
Depois de perderem suas famílias para mafiosos, o Justiceiro (Frank Castle) e o Vigilante (Adrian Chase) se tornaram vigilantes. As sociedades do crime organizado foram enviadas para matar as suas esposas e filhos.
Adrian deixou a profissão de juiz/advogado e Frank aposentou-se do Corpo de Fuzileiros Navais. Esses caras foram brutais em sua busca pela justiça, mas ao contrário do Justiceiro, o Vigilante evitou matar seus inimigos. Castle frequentemente deve confiar mais na estratégia do que no poder enquanto enfrenta um inimigo sobre-humano, porque ele é tão sujeito a danos físicos e doenças quanto qualquer outro ser humano comum. Nick Fury e outros personagens, no entanto, notaram quão grande é sua tolerância à dor. Frank nem mesmo usa medicamentos vendidos sem receita porque acha que seus efeitos adversos, como cansaço ou redução de reflexos, não valem a vantagem de aliviar a dor. Peacemaker afirma que Vigilante tem problemas de saúde mental. Ele se descreve como um assassino de sangue frio que não se importa com o que as outras pessoas pensam dele e está pronto para matar qualquer um que desobedeça a lei. Ao matar membros da família Goff, incluindo as crianças, ele assobiou alegremente. Ele acrescentou que a intimidação do Peacemaker contra ele não o preocupava.
Homem Areia / Cara de Barro
Os vilões Clayface (Basil Karlo) e Sandman (William Baker) podem transformar seus corpos em areia/argila. Eles também podem mudar de forma (seus membros normalmente se transformam em armas como machado ou martelo).
Ambos são propensos à água, sendo Clayface adicionalmente suscetível a temperaturas frias, enquanto o ponto fraco de Sandman é o calor. Ambos adquiriram seus poderes através da exposição à radiação/sangue. Clayface foi criado por Bill Finger e Bob Kane, aparecendo pela primeira vez em Detective Comics #40. No entanto, na continuidade da Terra Primal, Clayface apareceu pela primeira vez como parte do Novos 52 Universo DC em Batman (Volume 2) #1 por Scott Snyder e Greg Capullo. Wesley Dodds foi criado por Gardner Fox e Bert Christman, aparecendo pela primeira vez em Adventure Comics #40. No entanto, na continuidade da Terra Primal, Wesley Dodds apareceu pela primeira vez como parte do Novos 52 Universo DC em Bug! As Aventuras de Forager #1, de Lee Allred e Michael Allred. Wesley Dodds foi um vigilante americano conhecido como Sandman durante a Segunda Guerra Mundial.
Bumerangue / Capitão Bumerangue
Boomerang (Fredrick Myers) e Capitão Boomerang (George Harkness) são dois vilões australianos que lutam com bumerangues. Ambos são conhecidos por terem bumerangues com lâminas de barbear, bumerangues explosivos e muito mais. No entanto, nenhum dos vilões possui habilidades extraordinárias como outros super-heróis.
Fred e George também se juntaram a organizações governamentais como Thunderbolts da Marvel e Esquadrão Suicida da DC. Eles têm histórico de atividades criminosas. Naturalmente, o arsenal de bumerangues especiais do Boomerang criado por Justin Hammer é sua arma mais letal. Os mais populares são os “shatterangs”, que explodem e têm força explosiva suficiente para destruir um automóvel, os “gasarangs”, que liberam grandes quantidades de gás lacrimogêneo para incapacitar um alvo, os “razorangs”, que possuem lâminas de barbear, os “screamerangs”, que explodem energia sonora e “bladarangs”, que giram e cortam como lâminas de serra circular. De acordo com seu perfil psicológico, o Capitão Bumerangue é um maníaco enlouquecido, provavelmente como resultado da tortura e dos abusos que sofreu nas mãos de seu padrasto, Ian Harkness. Ele parece à vontade com suas ações irresponsáveis, senão psicopáticas. Ele tem um histórico de abandonar aliados, assediar mulheres, defender pontos de vista racistas e matar pessoas inocentes. O perfil psicológico do Capitão Bumerangue indica que ele pode ser um usuário de drogas. Ele decidiu tomar uma cerveja durante a Batalha de Midway City, o que deixou isso claro.
Thanos/Darkseid
O estilo estético de Thanos foi inspirado em Darkseid da DC quando ele estreou em 1973. Ele foi projetado como um Eterno, semelhante à genética dos Novos Deuses de Darkseid, o que significa que ambos os personagens herdam naturalmente a força sobre-humana e são considerados quase imortais.
O status divino de Thanos faz com que ele se sinta superior às formas “inferiores” de vida, e Darkseid tem uma mentalidade egocêntrica semelhante. Thanos é um mutante sobre-humano com uma constituição grande e robusta, nascido com a capacidade de fabricar energia cósmica para aplicações pessoais específicas. Ele é de longe o Eterno mais forte e potente de Titã. O titã louco tem poderes aprimorados devido à amplificação biônica, ao aprimoramento místico e à ressurreição dos mortos. A Nova Corps o classificou como um Destruidor de Vida Categoria 1, um nível de ameaça “global” e um destruidor de realidade passada. Os feixes de plasma vermelho concentrados que Darkseid é capaz de disparar de seus olhos lembram a visão de calor dos kryptonianos. Sua mira precisa permite que esses feixes se movam em linhas retas ou dobrem, torçam ou se curvem para atingir e travar em seu alvo. Ao contrário dos Kryptonianos, ele é capaz de controlar esses raios à vontade. Os raios são tão mortais e potentes que podem evaporar rapidamente os atlantes, deixando-os com nada além de ossos.
Hipérion/Superman
Hyperion, assim como Squadron Supreme, começou como uma tentativa óbvia de imitar um herói da DC. Ele foi originalmente concebido para ser uma versão malévola do Superman.
Uma nova versão do Hyperion, identificada como Mark Milton, apareceu na equipe de super-heróis Squadron Supreme pouco depois. Ele também é uma criança alienígena trazida para a Terra e dada para pessoas gentis criarem. A criptonita pode prejudicar o Superman. Se ele for empalado por um fragmento ou exposto a ele por um longo período de tempo, pode enfraquecê-lo ou até matá-lo. Armas de origem mágica ou divina, como a Espada de Atena e o Tridente de Atlan, também têm o poder de ferir ou até matar o Super-Homem. Ele também está sujeito à compulsão da verdade do Laço de Héstia e pode ser brevemente controlado por ele. Todas as encarnações de Hyperion possuem força, resistência, velocidade, durabilidade, vôo e, em algumas circunstâncias, um fôlego tremendo, pois são todos Eternos. A capacidade de perceber todo o espectro eletromagnético (IR, visão UV; audição de rádio e radar), bem como a “visão atômica”, que é comparável à visão de calor do Super-Homem, está entre as muitas percepções sensoriais significativamente melhoradas compartilhadas por ambos.
Nova / Lanterna Verde
Lanterna Verde e Nova são essencialmente policiais espaciais. Embora Jordan fosse a pessoa mais arrogante do planeta, Rider era um jovem introvertido que mais tarde floresceu.
Embora seus talentos não sejam idênticos, ambos possuem um poder praticamente ilimitado que vem de uma fonte de energia diferente. A Fonte Nova fornece energia para Nova, enquanto a Bateria Central fornece energia para GL. Nova usa a Mente Global Xandariana para manter o controle de suas emoções e pensamentos. Sem ele, usar toda a força da Força Nova seria muito difícil para Rider aguentar, levando a um sério colapso mental e talvez até à insanidade. A estrutura molecular do corpo de Rider não pode sobreviver por mais de dois dias sem a força Nova ou uma alternativa adequada, como a energia quântica de Quasar, porque ele esteve acoplado a grande parte dela por muito tempo. Lanterna Verde (Hal Jordan) possuía habilidades de nível de entidade enquanto estava sob o controle de Parallax. Ele aproveitou as energias cronais emitidas pelo Antimonitor durante a Zero Hora para tentar reconstruir o cosmos. Hal Jordan possuía todos os seus poderes durante seu breve período como o Espectro, mas eles eram mais fracos do que antes (por exemplo, Jordan teve problemas em manter os espíritos dos criminosos mortos pelo Espectro anterior no Outro Mundo).
Coisa de Homem / Coisa do Pântano
Dois personagens quase idênticos criados simultaneamente por duas editoras distintas! No entanto, tanto o Monstro do Pântano quanto o Homem-Coisa foram inspirados no Heap, uma figura semelhante que apareceu pela primeira vez em 1942 e foi criada pela Hillman Periodicals.
Presumivelmente, é por isso que, apesar de suas divergências sobre os personagens serem muito semelhantes (a Marvel tecnicamente veio primeiro), a Marvel e a DC nunca levaram o assunto a tribunal. Teoricamente, Alec Holland sempre terá um veículo para abrigar sua consciência, tornando-o assim eterno enquanto houver qualquer resquício de vida vegetal no planeta Terra. Ele tem a capacidade de se sustentar, geralmente através de uma fonte externa de energia. Provavelmente através de um tipo de fotossíntese no caso do Monstro do Pântano. Ele possui força sobre-humana, que está diretamente relacionada à sua relação com a Terra. O Monstro do Pântano pode levantar massas que são muitas vezes maiores do que seu próprio peso corporal com seu corpo usado com mais frequência. Mesmo que o Homem-Coisa não tenha mais inteligência humana normal e não queira mais interagir com a sociedade humana, ele frequentemente acaba se tornando um herói por acidente, ao se deparar com várias situações de crime e terror.
Gamora/Grande Barda
O mundo natal de Darkseid, Apokolips, deu à luz Big Barda, onde Vovó Goodness a criou para liderar as Fúrias Femininas. Gamora, assim como seu pai adotivo Thanos, foi criada para servir a um ditador perverso (o equivalente da Marvel a Darkseid).
Ela foi sequestrada quando era recém-nascida e foi ensinada a lutar contra as forças do bem. Ambos viraram lados quando a traição de seus pais foi revelada. Como Zehoberei, Gamora tem proezas físicas incomparáveis aos humanos, que Thanos aprimora ainda mais usando modificações biônicas e cibernéticas para aumentar seus talentos de assassinato. Gamora pode derrotar a maioria de seus adversários em batalha, pois é mais forte que os humanos e muitas outras criaturas. Ela tem um esqueleto sintético e provou sua força ao ser capaz de carregar facilmente Mantis pelo pescoço com uma mão e prendê-la na parede, e quebrar a videira de Groot amarrada com nada além de sua força. Radion é um produto químico que pode prejudicar os Novos Deuses. Tem origem desconhecida e somente em altas concentrações ou após exposição explosiva seus efeitos se tornam tóxicos. Um blaster ou bomba Radion pode destruir o típico Novo Deus. Seres avançados, como Barda, são conhecidos por resistir a dois golpes graças às suas caixas-mãe, armadura e durabilidade.
Jean Grey / Lilith Clay
O único membro feminino dos X-Men quando eles estrearam em 1963 foi Jean Grey, uma telepata e telecinética que não tinha experiência. Sete anos depois, a DC adicionou Lilith Clay, uma telepata ruiva que se tornou membro dos Jovens Titãs.
Mais tarde, as duas meninas mudariam seus nomes e trajes, embora a transição de Jean para a Fênix tenha sido muito mais dramática do que a aquisição de uma capa e o apelido de Omen por Lilith. Lilith absorvia uma pequena quantidade da psique da outra pessoa sempre que utilizava sua telepatia nela. As pessoas que conheceu deixaram uma impressão nela, transformando-a lentamente em uma réplica psíquica delas. Outros frequentemente percebiam um desses reflexos psíquicos em vez das características reais de Lilith quando olhavam para seu rosto. Foi isso que levou Lilith a começar a esconder o rosto quando assumiu a identidade de Omen. Jean Grey possui incríveis habilidades telecinéticas e empáticas, além de ser uma Telepata de Nível Ômega. Jean é um dos mais potentes telepatas, telecinéticos e psions de nascimento, e diz-se que tem um potencial provavelmente ilimitado. Sua afiliação com a Força Fênix faz dela seu avatar e a segunda Entidade Abstrata mais potente do mundo da Terra-616, atrás apenas do One-Above-All.
Kitty Pryde/Terra
Kitty Pryde, que conseguia atravessar paredes, juntou-se aos X-Men em meados da década de 1980, tornando-a o membro mais jovem da equipe até hoje. Os Jovens Titãs da DC rapidamente adicionaram Tara Markov, que poderia manipular o próprio solo.
Marv Wolfman, o criador dos Jovens Titãs, argumentou que, como tantos fãs viam os Titãs como uma cópia dos X-Men, ele poderia enganá-los fazendo-os pensar que Terra era boa por associação com Kitty. Kitty tem a capacidade de passar através de matéria sólida e objetos deslizando seus átomos pelas fendas entre os átomos do material pelo qual Kitty está viajando. Quando Kitty terminar de passar pelo objeto, ela e ele terão se fundido temporariamente sem interagir, deixando ambas as partes ilesas. “Phasing” é o nome deste procedimento. A geocinesia está no código genético de Tara. A Colônia colocou Tara à prova e, por meio do medo e das armadilhas mortais, ela foi capaz de demonstrar seu domínio sobre a Terra. Ela é capaz de geocinese, mostrando poder psicocinético sobre os minerais e o solo. Ela demonstrou extraordinário controle fino, criando formas criativas ou mesmo transformando matérias-primas em diversas formas cristalinas, além de sua capacidade de manipular enormes volumes de solo e rocha.
Baleia Rei do Crime / Tobias
Wilson “Kingpin” Fisk é um criminoso poderoso que, há décadas, vem tornando a vida do Demolidor um inferno. Fisk tem várias centenas de quilos de puro músculo, mas carece de superpoderes. Tobias Whale é outro senhor do crime altamente poderoso no universo DC, cujo principal antagonista é Black Lightning.
Ambos os vilões apareceram em programas de televisão: Vincent D'Onofrio interpreta Fisk em Demolidor, enquanto Marvin “Krondon” Jones III interpreta Whale em Black Lightning. Tobias Whale é mais forte e musculoso do que uma pessoa comum, mas não possui nenhuma habilidade sobre-humana. A baleia é especialista em combate corpo a corpo e tem treinamento em judô, boxe e luta de rua. Isso o torna um inimigo muito perigoso para Black Lightning e vários outros personagens do Universo DC, como Batman e Booster Gold. Tobias Whale é um planejador inteligente e excelente que trabalha no submundo do crime e tem amplo conhecimento de ciência política, bem como de planejamento e estratégia criminal. Kingpin é uma mente criminosa brilhante e um homem muito inteligente. Ele frequentemente tem vantagem sobre seus adversários, como o Demolidor e até o FBI. Como visto em sua coletiva de imprensa na Prefeitura de Nova York, na entrevista que deu sobre a morte de Elena Cardenas e na arrecadação de fundos no Edifício Van Lunt, Fisk também é um orador inteligente e envolvente.
Superadaptóide / Amazo
Tanto a DC quanto a Marvel desenvolveram um robô capaz de absorver as habilidades do seu adversário e usá-las contra ele parece ser um conceito brilhante, com apenas seis anos de diferença um do outro.
Amazo foi o primeiro a chegar. Amazo foi criada em 1960 pelo Dr. TO Morrow com a intenção de roubar os superpoderes da Liga da Justiça. Em 1966, a Advanced Idea Mechanics da Marvel criou o Super-Adaptoid para roubar as habilidades dos Vingadores. Inicialmente, quando Amazo adotou as habilidades de outra pessoa, ele também absorveu suas falhas, como a suscetibilidade do Superman à criptonita. Mais tarde, ele evoluiu para superar essa fraqueza. Amazo também não é páreo para criaturas que possuem Magia do Caos. Dadas as suas incríveis habilidades, ele corre risco de seres que têm a capacidade de absorver poderes, como aqueles que possuem Magia do Caos. Apesar de possuir um nível superior de inteligência artificial, o Super-Adaptoide foi derrotado devido à sua pouca criatividade e falta de compreensão de como os humanos pensam. O ser cósmico Kubik eventualmente removeu o fragmento. Embora capazes de imitar vários adversários, as duas iterações posteriores foram derrotadas quando atacadas simultaneamente por grupos de meta-humanos porque foram incapazes de lidar com o aumento repentino de informações.
Rick Jones/Snapper Carr
Rick Jones começou como amigo do Hulk antes de se tornar amigo do Capitão América. Ele foi passado de herói para herói, mas acabou ganhando seus próprios poderes.
A Liga da Justiça contou com a ajuda de um garoto chamado Snapper Carr para lutar contra Starro em sua primeira expedição em The Brave and the Bold#28. Snapper se tornou um elemento básico no universo DC e também ganhou superpoderes, nomeadamente teletransporte. Snapper pode se teletransportar para qualquer lugar estalando os dedos. Ele não sabia desse talento até o teste do Dominador durante a Invasão! Ele descobriu seu metagene adormecido e então se juntou aos Blasters. Quando suas mãos foram decepadas durante uma batalha com Khunds, ele perdeu o poder. Vril Dox deu-lhe novas mãos. Jones ocasionalmente, e sob condições peculiares, consegue acessar a Força do Destino, uma fonte de energia misteriosa e praticamente infinita. Todos na Terra possuem a Força do Destino, de acordo com a crença popular. Jones, no passado, utilizou essa capacidade de mudar a realidade ressuscitando personagens fictícios ou mesmo pessoas de épocas distantes. Ele demonstrou a capacidade de levitar, derrotar o exército Atlante sozinho, aumentar todas as suas características físicas, imobilizar milhares de soldados Kree e Skrull com um pensamento e curar-se após ser exposto a energias potencialmente fatais.
Mística / Caçador de Marte
Mystique (Raven Darkholme) e Martian Manhunter (J'onn J'onzz) são multilíngues e têm sentidos aguçados, grande intelecto e talentos metamórficos que lhes permitem esconder sua pele azul/verde natural.
Enquanto Raven possui resistência a veneno, defesa psíquica e um atirador habilidoso, J'onn possui muito mais. J'onn possui telecinesia, velocidade sobre-humana, telepatia e invisibilidade também. A principal distinção entre os dois é que Mystique é uma criminosa, enquanto Martian Manhunter está do lado da justiça. Os marcianos são muito mais propensos ao fogo do que os terráqueos típicos. Isso foi descrito como físico, psicológico ou uma mistura dos dois. Qualquer marciano que perder involuntariamente o controle de seu corpo terá seus poderes retirados. As habilidades de Mystique foram inicialmente declaradas explicitamente restritas apenas às aparências; ela foi incapaz de mudar quem ela se transformou ou mudar a forma como seu corpo respondia a certas circunstâncias. Apesar do fato de que suas habilidades foram melhoradas, Mystique nunca foi capaz de imitar as habilidades de outros super-humanos, e ainda não consegue. Por exemplo, quando ela se transformou em uma réplica do Noturno, ela não tinha talento para teletransporte. Ela pode, no entanto, replicar as habilidades de outros assumindo suas formas, como Dentes de Sabre, e então usando suas habilidades para aumentar sua força, velocidade, agilidade e sentidos. Ela também pode se recuperar naturalmente mais rapidamente ao fazer isso.
Cavaleiro da Lua/Batman
Embora muitos heróis compartilhem algumas semelhanças com o Cavaleiro das Trevas, nenhum é tão óbvio quanto o Cavaleiro da Lua. Existem alguns paralelos impressionantes. Ambos os homens são movidos pela vingança, embora a de Batman seja em nome de seus pais, enquanto a de Cavaleiro da Lua seja em nome do deus Khonshu.
Ambos usam sua riqueza para combater o crime com uma variedade fascinante de tecnologias, apesar de nenhum deles ter superpoderes. Marc Spector é um mestre em diversas artes marciais e habilidades de combate corpo a corpo que passou sua vida como boxeador, fuzileiro naval dos EUA, mercenário e super-herói fantasiado. Ele é um talentoso ginasta, acrobata e atleta de nível olímpico que se destaca em estratégia de combate. Devido ao tempo que passou como fuzileiro naval e mercenário dos EUA, ele é um excelente piloto e aviador. Spector é um detetive/detetive particular competente com uma ampla gama de habilidades, experiência e conhecimento do submundo do crime. Devido ao seu emprego anterior como motorista de táxi sob o nome de Jake Lockley, ele também conhece bastante as inúmeras ruas de Nova York. Outro dos atributos do Batman é que ele domina o hacking de computadores. Bruce usou hackers de computador para desativar as bombas cerebrais transportadas pelos membros do Esquadrão Suicida, gravando sua frequência móvel. Ele tem a habilidade de invadir um computador Apokolyptiano e um Anel do Lanterna Verde.
Princesa do Poder/Mulher Maravilha
Desde o momento em que foi criada, a Princesa Zarda estava destinada a ser a versão da Mulher Maravilha da Marvel. Eles têm pouco em comum em termos de personalidade, mas é a única coisa que os diferencia.
Ambas são deusas que cresceram em ilhas isoladas. Zarda passou seus primeiros anos em Utopia, enquanto a Mulher Maravilha cresceu em Themyscira. Zarda, assim como Diana, tornou-se emissária de sua terra natal e ambas são lutadoras temíveis. Devido à engenharia genética Kree em seus ancestrais, o povo de Zarda tem um estoque genético superior ao resto da humanidade. Isso, junto com técnicas especiais de treinamento físico e mental, deu a Zarda habilidades físicas de nível sobre-humano; no entanto, as habilidades de Zarda foram perdidas quando uma versão alternativa de si mesma as minou. Devido à sua longevidade prolongada e ao treinamento de combate do Falcão Noturno, Zarda é uma combatente habilidosa que foi educada em vários estilos de combate corpo a corpo e armamento. Zarda tem um nível de inteligência quase genial e também é muito inteligente. [Referência necessária] Ela também fala a língua dos golfinhos, Delphinese, com facilidade. A Mulher Maravilha é capaz de se conectar com todos os tipos de animais, e apenas estar perto dela pode acalmar uma fera feroz. Quando necessário, ela também pode ordenar criaturas selvagens diretamente.
Doutor Estranho/Zatanna
Se o mestre das artes misteriosas chegasse ao Universo DC, ele enfrentaria uma competição acirrada. Doutor Estranho e Zatanna seguem um código semelhante.
Eles defendem a Terra das ameaças sobrenaturais de outros reinos, fazendo o possível para não serem atraídos pela magia maligna que os rodeia. Ambos são praticantes habilidosos dessas artes mágicas, e uma batalha entre eles seria um espetáculo emocionante. Dr. Strange demonstrou sua capacidade de usar feitiços para mudar molecularmente e transformar uma coisa em outra de sua escolha. Ele também tem habilidades telepáticas e pode ler pensamentos, e tem talentos psíquicos extremamente potentes que podem ser aprimorados pela energia mística (em oposição à Serpente da Lua) e/ou pelo Olho de Agamotto (feito muitas vezes). Ele usou o Olho de Agamotto para derrotar Moondragon em um conflito mental e para derrotar a Feiticeira Escarlate telepaticamente. Usando seus feitiços para trás, Zatanna pode manipular a atração gravitacional de um objeto. Zatanna usou a frase “teg yvaeh” para fazer o robô Ascalon cair no chão como uma ilustração disso. Ela também pode diminuir a gravidade em uma região, fazendo com que todos nas proximidades levitem no alto. Ela pode usar sua fala invertida para construir fortes campos de força que a protegem de perigos sobrenaturais, como as névoas negras de Feiticeira.
Pássaro Canoro / Canário Negro
Quando os fãs pensam no Canário Negro, Songbird pode não ser o primeiro personagem que vem à mente. Embora personagens como a Viúva Negra possam igualar a capacidade atlética e a inteligência das ruas de Canário, Songbird é o único personagem que pode igualar as habilidades de Canário.
Ambos os personagens têm um grito sônico que podem utilizar para incapacitar seus inimigos. Suas habilidades são bastante semelhantes e ambos usaram gritos naturais e mecânicos em batalha. Canário Negro está equipada com um Metagene que lhe permite lançar uma potente arma sônica que pode prejudicar, confundir e atordoar qualquer pessoa em quem ela a usar. Dinah afirma que seu Canary Cry é forte o suficiente para romper metais e, se usado diretamente em alguém, fraturar seu crânio. Ela pode manipular ondas sonoras com seu Canary Cry para deslizar por distâncias enormes. Canário Negro tem uma membrana espessa cobrindo seus tímpanos, que a protege dos efeitos de sua própria magia e de outros ruídos altos. Songbird recebeu um conjunto de implantes de cordas vocais e um arnês externo que lhe permitiu fazer uma variedade de efeitos depois de esgotar seus talentos vocais iniciais baseados em som. Ela tem a capacidade de produzir fortes explosões sônicas, campos de força sônicos e até objetos físicos baseados em sons, como plataformas, pinças e aríetes.
Sabre Prateada / Mulher Gato
Embora muitas pessoas imaginem que a contraparte da natureza do universo Marvel da Mulher-Gato seria alguém como Black Cat, elas estariam erradas, pelo menos no que diz respeito ao seu conjunto de poderes.
Apesar de ambos os alter-egos terem um tema semelhante, Gata Negra tem poderes, o que a coloca um passo à frente da impotente Mulher-Gato. Silver Sable, no entanto, é mais parecida com a Mulher-Gato, pois ambas são incrivelmente habilidosas em artes marciais e no manuseio de armas. A força de vontade de Silver Sable é inquebrável. Ela foi retratada lutando contra a manipulação psíquica global da Deusa para manter sua sensibilidade. Ela também resistiu com sucesso ao esforço de um telepata para mudar seu pensamento usando apenas sua força de vontade. Silver Sable ainda é humano, apesar de quase ter atingido o auge da capacidade física e mental humana. Ela tem que estar constantemente à procura de facas e balas e é rapidamente derrotada por um inimigo genuinamente sobre-humano. A Mulher-Gato empregou uma série de armas, máquinas e ferramentas temáticas durante a Era de Prata, assim como outros vilões do Batman, incluindo um carro especial com tema de gato conhecido como “Cat-illac”. A série de televisão Batman da década de 1960 também usou essa expressão. A arma preferida da Mulher-Gato em suas encarnações pós-crise é um chicote. Ela é especialista tanto no chicote tradicional quanto no gato de nove caudas.
Bucky/Robin
A primeira aparição de Robin the Boy Wonder foi em Detective Comics #38 em 1940, e ele foi uma sensação instantânea entre os leitores. Quase todos os outros super-heróis da indústria, é claro, tinham seus próprios companheiros.
Bucky Barnes, um órfão que virou mascote do exército, é possivelmente o companheiro mais renomado da Marvel. Um dia, ele encontrou Steve vestindo sua roupa e insistiu que Steve o tornasse seu parceiro. Robin foi treinado por sua mãe e pela Liga dos Assassinos. Ele sabe que existem assassinos tanto nos negócios quanto no combate desde muito jovem. Robin interage com o conselho de administração da Wayne Enterprises. Ele até usou os registros da Wayne Enterprises para encontrar anomalias financeiras que assustassem os membros do conselho. Bucky Barnes tem maior agilidade do que a pessoa média, até mesmo os medalhistas de ouro olímpicos altamente qualificados. No Chase of the Flag Smashers, Barnes foi capaz de pular nas portas de um caminhão de corrida e saltar rapidamente em cima de automóveis de médio porte com um único salto. Ele também pode saltar mais alto e mais longe do que os humanos comuns. Barnes também é especialista em realizar movimentos acrobáticos difíceis para evitar tiros e correr em busca de segurança.
Senhor Fantástico / Ciborgue-Superman
O Quarteto Fantástico desenvolveu habilidades sobre-humanas e se tornou super-heróis. Hank, no entanto, não teve tanta sorte, apesar de ter adquirido suas habilidades da mesma maneira que o Senhor Fantástico.
A nave de Hank foi danificada por raios cósmicos durante uma expedição espacial com sua esposa Terri. Ela começou a entrar em um novo reino, e ele foi capaz de salvá-la, mas somente depois de transferir sua consciência para um corpo mecânico. O Super-Homem Cibernético pode projetar sua consciência em dispositivos eletrônicos adjacentes porque ele é um ser energético. Ele também é um tecnopata: com a habilidade de usar seus pensamentos para controlar e animar qualquer tipo de dispositivo eletrônico e fonte de energia. O corpo clonado e ciberneticamente aprimorado do Superman é o veículo mais utilizado pelo Superman. Portanto, sob a influência de um sol “amarelo”, ele possui todos os poderes de um típico kryptoniano, além de quaisquer armas que possa integrar à sua cibernética. Os membros e o corpo de Reed Richards podiam ser esticados, torcidos e contorcidos em comprimentos e formas surpreendentes. Ele ocasionalmente reside na sede da organização Illuminati, situada no Central Park de Nova York. Cada vez que os Illuminati se reuniam, ele ia para a sede porque era membro.
Capitão América / Comandante Aço
Durante a Segunda Guerra Mundial, houve muitos super-heróis patrióticos. Hank adquiriu novas terapias experimentais de seu mentor depois de lutar contra lesões. Hank recebeu superpoderes como resultado desses tratamentos e recebeu o apelido de Comandante Steel.
Obviamente, este enredo baseia-se fortemente na origem do Capitão América, mas dado que Cap é uma cópia flagrante do Escudo, que foi estabelecido pela MLJ Comics em 1939, ele tem poucos motivos para reclamar. Como o único membro da SJA que pode derrubar Gog no chão, o corpo metálico de Citizen Steel lhe dá força sobre-humana e permite que ele resista a golpes diretos de oponentes tão fortes quanto Gog. No entanto, isso prejudica seu sentido do tato, tornando difícil para ele avaliar quanto esforço é necessário para concluir as tarefas. Devido às restrições de peso e força de seu traje de liga leve, ele é forçado a se mover mais lentamente e quebra o pavimento apenas ao caminhar. Por causa do Super Soldier Serum, Rogers amadurece muito mais lentamente do que uma pessoa típica, uma característica que ele compartilha com outros super soldados como Isaiah Bradley e Bucky Barnes. Isso o preservou enquanto ele estava congelado no gelo e mantido em estado criogênico por aproximadamente setenta anos e interrompeu seu envelhecimento.
Hulk/Mark Desmond
Tanto Mark Desmond quanto o Hulk eram cientistas comuns que, por meio da autoexperimentação, se transformaram em gigantes superfortes. Blockbuster, assim como o Hulk, tornou-se um jovem furioso.
Bruce Banner sofreu mutação ao salvar a vida de Rick Jones na narrativa de origem do Hulk. Depois disso, Rick foi o único com quem o Hulk parecia se importar. Da mesma forma, como Bruce Wayne salvou a vida da Blockbuster anteriormente, a Blockbuster só relaxaria se Bruce Banner estivesse lá. A versão Mark Desmond da Blockbuster apareceu pela primeira vez em Detective Comics #345 e foi criada por Gardner Fox e Carmine Infantino. O nome “Blockbuster” foi dado a ele depois que um jornalista ouviu Robin usando o termo para descrever a aparência monstruosa e a força de Desmond. Mark Desmond não consegue falar enquanto está sob os efeitos de seu soro de grande sucesso. Devido ao seu nível extraordinariamente alto de resistência em comparação com um ser humano típico, o Hulk pode correr e lutar por longos períodos de tempo. A menos e até que ele enfrente oponentes sobre-humanos como Thor, o Hulk pode suportar quantidades significativas de danos sem suar a camisa. Devido aos seus reflexos sobre-humanos, o Hulk foi capaz de pegar um assento ejetável de uma aeronave durante o ataque ao helicarrier e um foguete lançado de perto por um mercenário durante o conflito na fronteira com o Paquistão.
Rei do Crime / Roland Desmond
Roland Desmond modificou a fórmula que transformou seu irmão Mark em Blockbuster após sua morte. Roland foi capaz de obter força sobre-humana sem sacrificar seu intelecto. Ele utilizou seus poderes sobre-humanos para ascender à posição de senhor criminoso de Bludhaven.
O esquema mais famoso, majestoso e perverso de Kingpin foi descobrir a identidade secreta do herói de Bludhaven, Asa Noturna, e tentar desgastá-lo, prejudicando sistematicamente todos os seus entes queridos. Depois de ser forçado a usar esteróides experimentais para tratar uma doença grave, Roland Desmond se tornou o segundo Blockbuster. Roland se tornou um monstro infantil e superforte como seu irmão Mark. Ele ficou furioso no sudoeste, mas Batman e Starman (Will Payton) acabaram com isso. Desmond tinha uma obsessão em ir muito além de seu cérebro danificado. Desmond retomou sua vida de crime e destruição depois de fazer um acordo com o demônio Neron que lhe deu acesso a uma mente intelectual plena. Apesar de não ter nenhum treinamento formal em combate, Kingpin é um oponente formidável devido ao seu tamanho e músculos puros. Com sua incrível força bruta, ele é capaz de levantar um homem adulto no ar com apenas um braço, espancar homens até a morte com alguns golpes, perfurar tijolos e jogar o Demolidor em um pequeno beco.
Tropa Nova / Tropa dos Lanternas Verdes
O que você faz se tiver dificuldades nos confins remotos da galáxia? No Universo DC, você pode convocar a Tropa dos Lanternas Verdes a partir de 1959. Eles são uma organização variada de alienígenas dedicados a manter a paz e a ordem interplanetária.
Enquanto isso, você pode entrar em contato com a Nova Corps se estiver no Universo Marvel. Novas também servem para proteger o universo, com membros vindos de dezenas de mundos diferentes. Presume-se
que a Nova Corps tenha sido aniquilada por Thanos durante a dizimação
de Xandar em busca da Joia do Poder, conforme mencionado por Thor. Outros
membros notáveis do Corpo incluem Rhomann Dey e Denarian Garthan
Saal. A versão cinematográfica do Nova Corps atua como uma força
policial tradicional, sem menção à Força Nova. Quando questionado sobre um filme solo de Nova, James Gunn disse: “Acho que sempre há uma chance de um filme de Nova”. Ele apareceu no filme Guardiões da Galáxia e na série animada da Disney + What If…?.
No videogame Mortal Kombat vs. DC Universe, o Green Lantern Corps está representado com destaque. Os
Guardiões aparecem no cenário do jogo baseado em Oa, e o resto dos
membros do Corpo são descritos como tentando conter a crise em todo o
universo que ocorre durante o Modo História.
Guarda Imperial / A Legião dos Super-Heróis
Os criadores de quadrinhos raramente trabalham para a mesma editora durante toda a sua carreira e trocam de empresa. Os Imperiais apareceram pela primeira vez em X-Men #107 como fantoches de D'Ken, um governante alienígena determinado a obter o poder do Cristal M'Kraan. Mais importante ainda, eles se assemelham à Legião de Super-Heróis da DC em aparência e comportamento. E tudo se deveu a Dave Cockrum, o atual artista dos X-Men, que já havia desenhado Legion para DC. A Legião dos Super-Heróis apareceu pela primeira vez na continuidade Pré-Zero Hora em Adventure Comics #247 de Otto Binder e Al Plastino. A equipe foi renovada para a continuidade Pós-Renascimento por Brian Michael Bendis e Ryan Sook, aparecendo pela primeira vez em uma participação especial de silhueta sem nome em Superman (Volume 5) #9. A primeira aparição completa da equipe renovada foi Superman (Volume 5) #14.
A Guarda Imperial do Império Shi'ar cósmico era uma legião de campeões sobre-humanos que serviam como defensores da lei imperial. Para impedir Rook'shir, um Shi'ar que se tornou o anfitrião da Força Fênix, a Guarda Imperial inicial foi estabelecida. A maioria dos membros são, na verdade, indivíduos diferentes pertencentes à mesma raça, cada um dos quais possui um codinome exclusivo atribuído pela Guarda. O membro ativo de elite de cada classe é chamado de Superguardião, enquanto uma legião de membros substitutos ou substitutos é chamada de Subguardião.
Irmandade dos Mutantes do Mal / Irmandade do Mal
Existem supervilões que se uniram para lutar contra seus adversários/esquadrão heróico e ganhar poder. Magneto, Sapo, Blob, Pyro, Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Avalanche são membros da Irmandade dos Mutantes do Mal, atualmente conhecida como Irmandade dos Mutantes.
Trinity, Homem Elefante, Gêmeos, Warp, The Brain, Plasmus, Phobia, Goldilocks, Madame Rogue e General Immortus formam a Irmandade do Mal. Brotherhood of Evil foi criada por Arnold Drake e Bruno Premiani, aparecendo pela primeira vez em Doom Patrol #86. No entanto, na continuidade da Terra Primal, a Irmandade do Mal apareceu pela primeira vez como parte do Novos 52 Universo DC em Blue Beetle (Volume 8) #1 por Tony Bedard e Ig Guara. A Primeira Irmandade foi a de Magneto. A Irmandade dos Mutantes era uma organização comprometida com a ideia de que os mutantes são superiores aos humanos. O objetivo da Irmandade sempre tendeu a girar em torno de eliminar a humanidade ou submeter a espécie humana à vontade dos mutantes. Pouco depois de os X-Men fazerem sua aparição pública, Magneto reuniu a Irmandade dos Mutantes do Mal, que incluía Astra, Sapo, Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Mastermind.
Jovens Vingadores / Liga da Justiça Jovem
Há um grupo de crianças que são aprendizes de grandes heróis. Hulk (Mentor: Hulk), Hawkeye (Hawkeye, Miss América (Capitão América), Noh-Varr (Capitão Marvel), Wiccan (Feiticeira Escarlate) e Speed (Mercúrio) estão entre os jovens Vingadores.
Robin (Batman), Kid Flash (ele Flash), Superboy (Superman), Miss Marte (Caçador de Marte), Aqualad (Aquaman) e Artemis (Arqueiro Verde) compõem os membros originais do Justiça Jovem. O Hulkling e o Wiccan que alegaram ter aderido à Iniciativa eram na verdade um par de viajantes interdimensionais conhecidos como “Alfas”, e os verdadeiros Hulkling e Wiccan ficaram surpresos ao saber que haviam se registrado em She-Hulk (Vol. 2) #21. (a canonicidade desta história, que era em grande parte humorística, não é clara). Não está claro como os status de registro atuais de Hawkeye, Patriot e Speed se comparam aos dos outros três. Justiça Jovem foi criada por Peter David e Todd Nauck, aparecendo pela primeira vez em Justiça Jovem: O Segredo. No entanto, na continuidade reiniciada da Terra Primal, sua primeira aparição como parte do Universo DC está na série Young Justice de Brian Michael Bendis e Patrick Gleason.
Vingadores/Liga da Justiça da América
Existem dois grupos principais de heróis que combatem o crime que lutam contra as forças do mal e protegem o planeta; cada organização inclui pessoas extraordinárias de todo o mundo.
Batman, Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Aquaman e Caçador de Marte são os membros fundadores da emblemática Liga da Justiça. Homem de Ferro, Thor, Homem-Formiga, Vespa e Hulk são os membros originais dos Vingadores. O primeiro esquadrão fez sua estreia em The Brave and the Bold #28 em 1960 como uma ressuscitada Sociedade da Justiça da América (ou “JSA”) com o novo e mais cativante apelido de “League”, e logo depois disso, no mesmo ano, recebeu seu próprio título. A Sociedade da Justiça serviu de inspiração para o criador, um escritor chamado Gardner Fox, que escolheu a palavra “liga” após pesquisar a Liga Nacional de Futebol e a Liga Principal de Beisebol. Mike Sekowsky criou a arte dos quadrinhos durante os primeiros cinco anos. A primeira vez que o famoso bordão dos Vingadores “Avengers Assemble” foi dito foi em Avengers #10 de Thor, e desde então tem aparecido principalmente na mídia da Marvel. Devido à chegada tardia do desenhista Bill Everett, a impressão de Demolidor #1 foi adiada, o que levou à criação de Os Vingadores.
Thor/Órion
Orion, filho de Darkseid, Senhor de Apokolips, e Thor, filho de Odin, o Pai de Todos os Asgardianos, são piedosos. A fisiologia dos Novos Deuses de Orion e a biologia Asgardiana/Deus Ancião de Thor permitem que eles compartilhem habilidades semelhantes. Ambos têm resistência, força e durabilidade sobre-humanas, bem como um fator de cura mais elevado.
A maior diferença entre eles é que enquanto Orion usa a caixa-mãe, Thor é conhecido por usar uma variedade de armas com poder próprio. Thor tem um conjunto de fraquezas, como a morte do guerreiro. De acordo com a lei de Odin, a Loucura do Guerreiro, às vezes chamada de Pecado Imperdoável, é a doença mais proibida em Asgard. Somente o sacrifício mais extremo pode expiá-lo, e todos os que estão sujeitos a ele devem pagar o preço. A insanidade do Guerreiro permitiu que Thor melhorasse dez vezes sua força e resistência. Apesar disso, coloca a sanidade de Thor em perigo. A ira de Berserker, dores de cabeça excruciantes, comportamento irracional, selvageria e traços animalescos estão entre os sintomas. Além disso, depois de ganhar o Odinforce, Thor é obrigado a tirar uma soneca para recarregá-lo uma vez por ano. A forma real de Orion tem se manifestado fisicamente em acessos de ira desde que ele era um bebê, e se manifesta involuntariamente sempre que ele se sente irritado ou agitado. Assim, ele adquiriu as habilidades necessárias para exercer autocontrole e conter sua raiva interior.
Eletro / Raio Negro
Electro (Maxwell Dillon) e Black Lightning (Jefferson Pierce) usam manipulação elétrica e têm força e velocidade sobre-humanas. Black Lightning, por outro lado, parece ter mais habilidades, como cura elétrica, manipulação magnética e eletroporação.
As origens desses dois diferem, com as capacidades de Black Lightning originadas de um cinto, enquanto Electro foi atingido por um raio enquanto estava preso a cabos de energia, ele ganhou suas habilidades. Enquanto Black Lighting é um herói, Electro é um vilão. Quando Electro está totalmente carregado, qualquer coisa que possa “curtá-lo” nele, como água, o tornaria altamente vulnerável. Mais tarde, como resultado dos testes que o Homem-Aranha realizou nele, Electro pode perder o controle de suas habilidades, o que leva à sua exaustão e eventual colapso. Fora isso, os efeitos de sua energia, assim como de outras fontes, não poderiam prejudicar o corpo de Electro. Portanto, não importa quão alta fosse a tensão, Electro não poderia ser eletrocutado. Electro era capaz de se carregar com uma voltagem máxima alta. Neste lugar, ele pode se transformar em uma fera enorme, apenas elétrica, com aparência humana. Jefferson tem capacidade de produzir e controlar energia para diversos usos. Ele tem a habilidade de projetar arcos e rajadas de eletricidade que gera com as palmas das mãos. Além disso, ele pode aproveitar o eletromagnetismo por vários motivos, graças ao seu poder sobre a eletricidade.
Charles Xavier (Professor X) / Niles Caulder (O Chefe)
O Professor X (Charles Xavier), um personagem significativo da Marvel dos X-Men, e o Chefe (Niles Caulder), uma figura proeminente da DC da Patrulha do Destino, compartilham paralelos impressionantes. Ambos os personagens são paraplégicos intelectuais que aproveitaram seus extensos recursos para montar equipes de heróis que muitas vezes se encontravam marginalizados pela sociedade devido aos seus poderes e circunstâncias únicos. Estas equipas são lideradas com determinação e determinação inabaláveis pelos seus respectivos líderes, cimentando a comparação entre os dois personagens.
Apesar destas semelhanças, as suas capacidades e motivações individuais oferecem um ponto de contraste. O Professor X possui poderes psíquicos potentes, ao contrário do Chefe, que é brilhante, mas não tem poderes. Os dois também diferem significativamente em suas bússolas morais. O Chefe tem sido frequentemente retratado como um personagem moralmente ambíguo, orquestrando secretamente as tragédias que se abatem sobre a sua equipa, enquanto o Professor X, apesar de algumas ações duvidosas, permanece fundamentalmente comprometido com o bem-estar e o desenvolvimento dos seus alunos. Seu idealismo e preocupação genuína com seus alunos continuam sendo traços definidores de seu caráter.
Wolverine/Lobo
Lobo da DC Comics e Wolverine da Marvel Comics representam a quintessência do arquétipo do anti-herói corajoso e quase indestrutível. Ambos os personagens são particularmente notáveis por sua propensão à violência, natureza solitária e traços rebeldes distintos. Curiosamente, Lobo foi conceituado como uma paródia de personagens como Wolverine, e essa origem é evidente em seus traços e comportamentos compartilhados. Lobo e Wolverine exalam uma sensação quase espelhada de individualismo robusto, desde seu penteado semelhante até seu gosto por charutos e motocicletas. Reforçando ainda mais a paródia está a capacidade de cura regenerativa de Lobo, uma característica marcante de Wolverine. Ambos os personagens são conhecidos por serem praticamente indestrutíveis, capazes de se recuperar dos ferimentos mais catastróficos.
Em termos de seus arcos narrativos, Lobo e Wolverine são frequentemente retratados em conflito com os heróis mais virtuosos de seus respectivos universos, destacando sua abordagem não convencional ao heroísmo e sua rebeldia inerente. Apesar de sua propensão à violência, ambos os personagens exibem um senso de honra distorcido, principalmente em relação àqueles que consideram amigos. Suas histórias frequentemente os envolvem lutando contra suas tendências violentas enquanto tentam defender seus códigos morais pessoais, embora distorcidos. Essa dualidade de sua natureza adiciona uma camada de complexidade aos seus personagens e ressalta ainda mais seus paralelos.
Tempestade de Fogo / Tocha Humana
Firestorm da DC Comics e Human Torch da Marvel Comics são dois personagens de super-heróis que giram em torno da força elementar do fogo. Ambos são icônicos por suas aparências flamejantes e pela natureza ígnea de seus poderes, muitas vezes representados visualmente por seus corpos envoltos em chamas. Firestorm, também conhecido como Homem Nuclear, e Tocha Humana, um dos membros fundadores do Quarteto Fantástico, compartilham a estética do fogo, o poder de voar e a capacidade de gerar e manipular o fogo.
Esses personagens podem projetar fogo de seus corpos, usá-lo como arma ou formar construções. Suas capacidades impetuosas permitem que eles entrem em combate com um talento único e lhes oferecem uma vantagem em situações de batalha. Ambos são heróis que conciliam suas responsabilidades sobre-humanas com lutas pessoais, um tema recorrente em suas histórias. Suas narrativas muitas vezes enfrentam o desafio de gerenciar suas poderosas habilidades, os perigos que acompanham esse poder destrutivo e o impacto de suas atividades heróicas em suas vidas pessoais. Este aspecto empresta um elemento humano aos seus personagens e oferece mais um ponto de semelhança além de suas habilidades elementares compartilhadas.
Shazam/Capitã Marvel (Mar-Vell)
Shazam, do universo da DC Comics, e Capitão Marvel, também conhecido como Mar-Vell da Marvel Comics, apresentam um estudo fascinante sobre paralelos com super-heróis. Curiosamente, o personagem Shazam foi originalmente batizado de Capitão Marvel, criando uma ligação incomum entre esses personagens. No entanto, eles têm outras semelhanças impressionantes além do apelido compartilhado que sublinham a sua equivalência. Shazam, cujo alter ego é um menino chamado Billy Batson, torna-se um adulto sobre-humano ao pronunciar a palavra mágica “Shazam”. Por outro lado, o Capitão Marvel, também conhecido como Walter Lawson na Terra, é um soldado Kree que assume a identidade humana durante sua missão.
Apesar de suas origens contrastantes, ambos os personagens possuem força sobre-humana, capacidade de voar e capacidade de manipulação de energia, tornando-os figuras poderosas em seus respectivos reinos de quadrinhos. Outro ponto em comum intrigante são suas duplas identidades. A história de Shazam gira em torno de equilibrar as responsabilidades de ser criança e super-herói simultaneamente. Da mesma forma, o Capitão Marvel (Mar-Vell) navega pelas complexidades de sua vida dupla como um alienígena se passando por humano enquanto protege a Terra.
Skymax / Caçador de Marte
Skymax, também conhecido como Skrullian Skymaster do Esquadrão Supremo da Marvel e Martian Manhunter da DC Comics, representam poderosas figuras alienígenas que decidem proteger a Terra. Suas origens e conjuntos de habilidades sobre-humanas tornam a comparação desses dois personagens convincente. Skymax, originalmente um Skrull, foi transformado para se parecer com Hyperion e recebeu todos os seus poderes pelos cientistas de seu planeta natal. Esses poderes, incluindo força sobre-humana, velocidade, resistência e vôo, refletem aqueles possuídos pelo Caçador de Marte, o último sobrevivente da raça marciana. Martian Manhunter tem imensa força física, habilidades de mudança de forma, vôo e telepatia. Sua diversidade de poderes e habilidades de detetive fazem dele uma força formidável no universo DC.
O que se destaca nesse paralelo é sua vasta gama de poderes e sua experiência compartilhada como seres alienígenas na Terra. Skymax e Martian Manhunter, estranhos à Terra, adotam o planeta como seu lar e usam suas forças para protegê-lo. Suas histórias frequentemente exploram temas de alienação e identidade enquanto eles navegam em seus papéis como super-heróis em um mundo estrangeiro. Essa trajetória narrativa compartilhada e seus conjuntos de poder semelhantes ressaltam o terreno comum entre Skymax e Martian Manhunter.
Raios / Esquadrão Suicida
Os Thunderbolts da Marvel e o Esquadrão Suicida da DC são equipes de ex-vilões que muitas vezes atuam como heróis improváveis. Ambos os grupos se originam dos cantos mais sombrios de seus respectivos universos, e seus membros passam por complexos arcos de redenção. Os Thunderbolts começaram como os vilões Mestres do Mal, disfarçando-se de heróis. Ao mesmo tempo, o Esquadrão Suicida, ou Força-Tarefa X, é uma equipe de vilões presos que realizam missões perigosas para o governo em troca de penas reduzidas.
Apesar de seus erros passados, ambas as equipes frequentemente servem ao bem maior por design ou pelas circunstâncias. Esses elementos compartilhados – vilões no caminho da redenção, missões de alto risco e dinâmica interna da equipe – ressaltam as semelhanças entre os Thunderbolts e o Esquadrão Suicida, tornando-os entidades comparáveis dentro de seus respectivos reinos de quadrinhos.
Jaime Reyes (Besouro Azul) / Abe Jenkins (Besouro)
Jaime Reyes, da DC, como Besouro Azul, e Abe Jenkins, da Marvel, como Besouro, oferecem paralelos convincentes principalmente por meio de sua confiança em trajes com tecnologia e aparências distintas. Ambos os personagens estão ligados à sua armadura, o que lhes confere suas habilidades e define suas personalidades de super-heróis. Jaime Reyes se torna Besouro Azul quando descobre um escaravelho alienígena que se prende à sua coluna e o equipa com um traje poderoso e transformador. Este traje, caracterizado por sua cor azul brilhante e design semelhante ao de um inseto, concede a Jaime maior resistência, durabilidade e capacidade de voar.
Da mesma forma, Abe Jenkins projeta seu traje mecânico, concedendo-lhe capacidades sobre-humanas. Seu traje, uma mistura de roxo e verde, reflete a forma de um inseto, alinhando-se com seu apelido de Fusca. Seus trajes não são apenas ferramentas; eles moldam significativamente as identidades de super-heróis de Jaime e Abe. Ambos apresentam looks inspirados em insetos, ressaltando o tema comum da transformação, e ilustram o potencial transformador da tecnologia em suas narrativas. Embora as suas jornadas e intenções diverjam, o seu poder tecnológico e a sua estética distinta sublinham as suas impressionantes semelhanças.
Piloto Negro / Surfista Prateado
A prolífica mente criativa de Jack Kirby moldou as paisagens da DC e da Marvel, com inúmeros personagens e narrativas únicas. No entanto, ele não se opôs a revisitar conceitos e estéticas de sucesso. Um exemplo disso é o Black Racer, um personagem introduzido em New Gods #3 de 1971, cinco anos após o início de Silver Surfer. Assim como Norrin Radd, que se torna o Surfista Prateado, o Black Racer se origina de um indivíduo comum – Willie Walker, um terráqueo e veterano da Guerra do Vietnã. A Fonte seleciona Walker para se tornar o arauto da morte dos Novos Deuses, um papel que ele desempenha usando um par de esquis celestiais para deslizar pelo cosmos.
Enquanto o Surfista Prateado atravessa a galáxia para anunciar a chegada de Galactus, o Corredor Negro serve como o fim inevitável para os deuses, visitando-os apenas no auge de suas vidas. Assim, ambos os personagens encarnam um papel semelhante, representando a certeza cósmica em seus respectivos universos. Seus meios de transporte – uma prancha de surf para o Surfista Prateado e esquis para o Corredor Negro – ecoam ainda mais entre si, proporcionando uma manifestação visual de seus papéis únicos.
Leão Vermelho / Pantera Negra
O Leão Vermelho da DC é um personagem que inegavelmente se inspira na Pantera Negra da Marvel. Criado por Christopher Priest, um renomado escritor dos Panteras Negras, Red Lion, ou Matthew Bland, é retratado como um ditador carismático que preside a nação africana de Buredunia. Fazendo sua primeira aparição em Deathstroke, Bland adquire a antiga armadura de Promethium depois de persuadir Slade a atualizar seu equipamento. Ele transforma essa armadura em seu traje, contrastando com a Pantera Negra, cujos poderes são derivados de uma erva em forma de coração e de seu treinamento rigoroso. As habilidades de Bland são puramente resultado de sua autodisciplina e da armadura Deathstroke apropriada.
O personagem de Bland pode ser visto como uma interpretação mais cínica de T'Challa, o Pantera Negra, mas também apresenta uma representação mais realista. Por mais admirável que seja T’Challa, é incomum que um monarca de linhagem de longa data demonstre uma preocupação tão profunda por seu povo como o Pantera Negra. Desta forma, Red Lion reflete uma faceta diferente de liderança ao mesmo tempo que ecoa a estética e os fios narrativos da Pantera Negra.