quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Explicações sobre pensamentos



Agora tive de me incomodar, a gente pega um velho amigo e tenta conversar no face e a pessoa  distorce o que a gente falou e  ao inves de manter a conversa no reservado posta pra todo mundo. Seria mais facil eu deixar quieto mas se eu fizer isso logo vaiter um monte de  gente  brava comigo por causa de uma conversa a toa.
 isso foi o que ela postou:

"REPETINDO P/QUEM NÃO ENTENDEU NADA DO QPOSTEI OU PEGOU O TREM ANDANDO,ISTO FOI POSTADO POR UMA PESSOA CHAMADA FERNANDO NO MEU FACE(CLARO Q NO RESERVADO)
fato: pedagogo é uma pessoa que passa 4 a 5 anos estudando pra se especilizar em ensinar as crianças a ler e calculos basicos de matematica, mãs são tão competentes que mais de 50% dos allunos chega analfabeto e sem saber domar 6+7 na 6 serie..
O triste é que tem muito pedagogo que não entende de arte dando colelhindo da pascoa como alua de arte pra anos iniciais
A minha disciplina busca tentar reflexões dos alunos sobre leitura do mundo, sobre como se relacionam com o mundo e pricnipalmente uma percepção do mundo diferente do que a midia televisiva e musical impoe pra eles como realidade. a minha disciplina combate a Televisão aberta e a midia de massa
e eu prefiro tc no reservado essas coisas
e quanto aos alunos chegarem no 6 ano sem saber interpretar não é culpa das politicas publicas, e sim do trablho do professor... todos os professores tem no 6 anos (de todas as materias) reforçar a interpretação de texto que ficou faltando nos anos iniciais e isso é uma reclamação recorrente em reuniões de professores de areas especificas tano aqui em sls como era em santa vitoria"

Logico que a conversa tinha outras implicações:
Primeiro em uma postagem sobre um nome bizarro para banda de rock, no qual o Igor Soares Nascente é testemunha, eu disse que não iria fazer uma piada com pedagogos por que ela ficaria brava. E ela disse que poderia fazer.  Então eu fiz a piada em mensagem privada a ambos:
#fato: pedagogo é uma pessoa que passa 4 a 5 anos estudando pra se especializar em ensinar as crianças a ler e cálculos básicos de matemática, mas são tão competentes que mais de 50% dos alunos chega analfabeto e sem saber domar 6+7 na 6 serie..
Era uma piada sem graça mas era uma piada. Eu não queria ofender toda uma classe fazendo uma piada.

O
Triste é que tem muito pedagogo que não entende de arte dando coelhinho da páscoa como alua de arte pra anos iniciais.
Eu apenas fiz um desabafo, que surge em fator de muitos professores da área de pedagogia ainda insistirem que existe um certo padrão pra desenho e pintura dos alunos, coisas como coelhinho da páscoa,  pintura de índio, colagem de algodão pra fazer papai noel e etc... são interessantes  como uso de alguma experimentação de técnica, mas em si não são aula de artes. E eu lamento que os professores de pedagogia em alguns cursos temnham menos de meio semestre de ensino de artes unido a recreação.

Ela então me perguntou: No que a minha disciplina  ajudaria os alunos?

A minha disciplina busca tentar reflexões dos alunos sobre leitura do mundo, sobre como se relacionam com o mundo e principalmente uma percepção do mundo diferente do que a mídia televisiva e musical impõe pra eles como realidade. A minha disciplina combate a Televisão aberta e a mídia de massa.

Esse pelo menos é o que acredito que seja o objetivo do ensino de artes. Gerar  seres humanos  capazes de numa realidade imagética serem criticas. A arte não é a única disciplina  que leva a isso. Dependendo de como cada professor der a sua disciplina todas  levarão a esse ser humano critico.

ela então me perguntou por que eu não postava isso no face dela.
Respondi simplismente que:  eu prefiro tc no reservado essas coisas

O que eu comecei com uma piada se tornou uma conversa seria que poderia ter fluido melhor se a pessoa não tivesse colando tudo no facebook. Sinceramente foi uma piada ruim, infeliz mas que se baseia em algumas coisas reais.

Ela então acusou as políticas publicas de que os alunos chegassem ao 6 anos com uma qualidade de leitura  menor do que é esperada para alunos de 6 ano no nível de interpretação.

e quanto aos alunos chegarem no 6 ano sem saber interpretar não é culpa das politicas publicas, e sim do trabalho do professor...Todos os professores tem que nos 6 anos (de todas as matérias) reforçar a interpretação de texto que ficou faltando nos anos iniciais e isso é uma reclamação recorrente em reuniões de professores de áreas especificas tano aqui em São Lourenço como era em santa vitoria.

Essa é uma questão complicada, mas a verdade é que nós não vivemos em um pais de leitores.  Menos ainda em um pais em que o governo preza a educação popular, pois a educação base  e a criticidade são capazes de  gerar mudanças no sistema.  Então sabemos que o sistema esta contra os professores. Então quem é o responsável pelo ensino nas series iniciais? O professor dessa serie, assim como os responsáveis pelo ensino das series finais é o professor da disciplina.

 Existe uma dialética no verbo ensinar com o aprender só ensina a quem aprende. Uma coisa que me questiono é  como  alguém  que nunca ensinou em escola a crianças pode formar professores a ensinar crianças? A maioria dos professores doutores de universidade pouco ou nada lecionou em escolas. Suas monografias e teses muitas vezes são de referencia teórica poucas vezes de ações praticas.
Quando eu era novo minha mãe disse e eu nunca me esqueço “ quando 50% dos alunos reprovam é culpa do professor”,  na época eu era criança. Mas nunca esqueci. Quando 50% dos alunos não estão aprendendo o que  o professor  quer ensinar  é por que algo no esquema de ensino do professor não esta se sintonizando com o aluno. È hora de repensar seu trabalho.