Você acabou de comprar o BESM d20 traduzido? Achou ele legal? Mas queria deixá-lo ainda mais com cara de RPG por pontos? Você abomina classes? Quer fazer o seu próprio personagem com as habilidades que der na telha sem ter de se amarrar a uma classe? Bem, isso é possível. Na verdade, é bem fácil! Quem prestou atenção provavelmente percebeu.
Esse artigo é uma tradução/adaptação de uma regra opcional publicada no site oficial do jogo, Guardians of Order. As regras são abertas (Conteúdo de Jogo Aberto), qualquer um pode usá-las se quiser, e até publicá-las em um artigo ou livro. O nome BESM (Big Eyes Small Mouth) é uma marca registrada da Guardians of Order
.
BESM d20 SEM CLASSES
O Mestre e os jogadores podem eliminar completamente as classes se acharem que tornam o jogo mais simples, ou mesmo se querem ainda mais liberdade.
Criação de Personagem
O Mestre deve oferecer aos jogadores uma quantidade de Pontos de Personagem (mínimo de 40 para personagens jogadores) com os quais eles farão seus personagens. Cada 10 pontos acima de 40 são iguais a um NEP (Nível Equivalente de Personagem), ou seja, mais um nível. Por exemplo, se o Mestre oferecer aos jogadores 90 Pontos para criarem seus personagens, eles serão iguais a personagens de 5º nível.
Jogadores podem gastar pontos para adquirir ou amentar atributos, modificar valores de habilidade, ou escolher novos talentos. Algumas observações:
Valores de Habilidade: O jogador pode aumentar os valores das habilidades de seu personagem ao custo de 1 para cada 0.5 Pontos. Ou seja, 1 Ponto aumenta em +2 uma habilidade.
Perícias: Todas as perícias que não forem de combate são consideradas perícias de classe. Todas as perícias de combate são consideradas perícias de outra classe. Se um jogador deseja aumentar as perícias de seu personagem, ele ganha um número de pontos de perícia dependendo da quantidade de Pontos de Personagem gastos.
- 2 + modificador de Inteligência por 0.5 Pontos.
- 4 + modificador de Inteligência por 1 Ponto.
- 6 + modificador de Inteligência por 1.5 Pontos.
- 8 + modificador de Inteligência por 2 Pontos.
- d4 por 0.5 Pontos.
- d6 por 1 Ponto.
- d8 por 2 Pontos.
- d10 por 2.5 Pontos.
- d12 por 3 Pontos.
Bônus Base de Ataque: Se um jogador quiser aumentar o bônus base de ataque de seu personagem, ele deve comprar o atributo Maestria do Combate Ofensivo.
Atributos e Talentos: Se um jogador quiser aumentar ou ganhar um novo atributo ou talento, ele custará a mesma quantidade de pontos que custaria durante a criação de personagem normal.
Pontos Não-gastos: Pontos (ou Pontos parciais) podem ser guardados para serem gastos posteriormente.
Evolução de Personagens
Ao fim de cada sessão de jogo, o Mestre deveria recompensar os jogadores com 1 Ponto de Personagem para ser usado em seu avanço. O Mestre pode desejar atribuir 1 Ponto adicional para uma boa interpretação, a seu critério. Para cada 10 Pontos adquiridos dessa forma (não gastos – adquiridos, já que o personagem pode acumulá-los para uso posterior), o Nível Equivalente de Personagem sobe em 1.
Jogadores podem gastar seus Pontos de Personagem, entre as sessões de jogo, para o aprimoramento de seus personagens.
Mas eu gosto de usar XP!
Você pode continuar usando as regras normais de pontos de experiência em seu jogo, se desejar. Apenas mantenha o controle dos pontos de XP usando a mesma tabela de experiência normal. Quando um personagem conseguir passar 1 nível, ele recebe 10 Pontos de Personagem para melhorar suas características.
Classes Personalizadas
Essas regras também proporcionam um jeito fácil de criar novas classes básicas para d20, mais especificamente para BESM d20. Distribua 200 Pontos de Personagem nos 20 níveis da classe, tomando o cuidado de manter o equilíbrio de mais ou menos 10 Pontos por nível. Note que essa classe está balanceada para um jogo de BESM d20, mas ela pode não estar para ser usada em conjunto com outros jogos. Nesse caso, um mestre ou jogador experiente deve balancear a classe.