domingo, 27 de junho de 2010

Usos do RPG


Os jogos teatrais fazem parte da formação humana. Desde cedo a criança começa a interpretar papeis para  poder assimilar o ambiente em sua volta. Piaget e Vigotsky estudaram o desenvolvimento cognitivo das crianças através do jogo de interpretação.  Muitos jogadores de RPG vivenciam mundos de fantasia para a exploração de dungeons e combates contra monstros. Outros fazem versões de si mesmos para explorar infinitas possibilidades, ainda um pequeno grupo, usa o RPG como ferramenta para uma mudança comportamental.
Alguns psicólogos estão usando RPG para resolver problemas como gagueira e timidez e em alguns casos problemas como os de fobias. As relações das nossas sinapses mentais nos fazem evoluir e se desenvolver, e as funções cerebrais de percepção e raciocínio evoluem através das experiências interpretativas. A vivencia imaginativa ainda é vivencia e o cérebro a interpreta como vivencia real.
O fato de nãos ser uma experiência real também age como um desbloqueio. Muitas pessoas tímidas usam a internet para flertes pois a internet e os computadores  tornam a relação mais impessoal. O Role Play, a interação entre um personagem fictício de um personagem e uma criatura da imaginação (pdm) pode gerar bons resultados e com o tempo diminuir ou mesmo terminar com a timidez.
O RPG tem infinitas possibilidades. E essa é apenas uma delas.